Orchard of Flavours — Pomar dos Sabores

#Tavira #ONG #pomar #agroecologia #jardim botânico comestível #plantas comestíveis #árvores de fruto de climas quentes #educação #open source #fruit tree safari

O projecto Orchard of Flavours é um jardim botânico oficial (certificação BGCI) dedicado a árvores de fruto e outras plantas comestíveis de climas quentes, iniciado em Janeiro de 2019.

Cultivando uma grande diversidade de espécies comestíveis raras de todo o mundo (mais de 300), trata-se de um pomar experimental e de um projecto educativo totalmente "open source" que se inspira e baseia nas práticas da Agroecologia, recorrendo a tecnologias e abordagens inovadoras.

Entusiastas de fruticultura e pomares provenientes de todo o mundo visitam o Orchard of Flavours durante todo o ano, fazendo visitas guiadas e participando em estimulantes workshops sobre o cultivo de árvores e outras plantas.

Além de interessantes artigos informativos (Learn articles), que são regularmente escritos e partilhados no website — sempre com base nos progressos feitos no Pomar —, também é possível consultar bases de dados detalhadas sobre todas as plantas cultivadas neste jardim botânico comestível.

Impactos
Número de pessoas educadas sobre práticas de Agroecologia que lhes irão permitir cultivar os seus próprios sistemas perenes e ecológicos de produção alimentar
100
pessoas por mês

Através de visitas, workshops e consultoria, o Pomar dos Sabores procura educar sobre as abordagens de Agroecologia utilizadas diariamente para cultivar árvores de fruto e outras plantas comestíveis.

Meta
13 3
Educação da população para as alterações climáticas
Número de espécies comestíveis diversas cultivadas localmente
400
Espécies pelo menos

Cultivando espécies comestíveis diversas (árvores de fruto e outras), de diferentes regiões do mundo com climas quentes, o Pomar dos Sabores procura obter novos sabores e alimentos localmente.

Meta
2 5
Manter a diversidade genética na produção de alimentos
Número de espécies comestíveis diversas adaptadas ao clima do sul da Europa
400
Espécies pelo menos

Adaptando ao sul da Europa árvores de fruto e outras plantas comestíveis de climas quentes, muitas resistentes à seca, o Pomar dos Sabores procura aumentar a resiliência da produção alimentar local.

Meta
2 4
Sistemas sustentáveis de produção de alimentos e práticas agrícolas resilientes
Informações do projeto
Promotor:
ONG
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação