Conservar Afetos Femininos
- "Um Dia a Plantar"... "Plantaram-se" Afetos e Sustentabilidade com as populações nos Bairros de Matosinhos: Pescadores, Carcavelos e Biquinha.
- 140pessoas
Nos Bairros semeamos + do que plantas aromáticas: divulgamos projeto, cultivamos/colhemos afetos, promovemos proximidade, bem-estar, sustentabilidade, alimentação + saudável, reutilização e conservas.
Meta2 ● 4Sistemas sustentáveis de produção de alimentos e práticas agrícolas resilientes - "Conversas, Conservas e Afetos"... As mulheres empoderadas protagonizaram palestras no Centro de Dia e no internato da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos)
- 60pessoas
As mulheres conserveiras orgulhosas das suas histórias saíram e foram às conversas: avivaram memórias com + velhos, partilharam afetos e sonhos com + novos. Felizes, inspiraram e foram inspiradas.
Meta5 ● 5Garantir a participação total na liderança e na tomada de decisões - Reconhecimento do projeto na maior Romaria dos Afetos - Festa da cidade - Senhor de Matosinhos - de 20 de maio a 12 de junho
- Milhares em 24 diaspessoas
Na Festa, nas barracas das conserveiras de Matosinhos - Pinhais, Portugal Norte e Ramirez, sensibilizamos a ajudar e a promover o projeto das mulheres. "Ó Senhor de Matosinhos! Ó Senhora da Boa Hora"
Meta11 ● 4Proteção do património cultural e natural - Ampliamos parcerias: Afetos "à volta da mesa" - Parceria com o projeto da ADEIMA - Matosinhos à volta da mesa
- 1500 visualizaçõespessoas
7 episódios e presenteamos as nossas estrelas - as mulheres - em conversas com o consagrado Chef Hélio Loureiro e sua arte. Sugestões saudáveis - "Afetos" em conserva - das conserveiras de Matosinhos.
Meta17 ● 17Promover parcerias efetivas - A exaltação... do Mar, de Memórias, da Mulher, de Matosinhos, da conserva - Exposição no MARShopping Matosinhos - do dia 11 a 22 de agosto
- Milhares em 11 diaspessoas
No verão fomos para o MAR expor: a indústria conserveira matosinhense, as mulheres, as memórias, os bairros, a arte em lata... divulgamos, sensibilizamos, celebramos com degustações. Um MAR de Afetos.
Meta14 ● 2Gestão sustentável e proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros - No MuMMa alcançamos a homenagem às mulheres conserveiras matosinhenses: um projeto musical integrado, pela Sonoscopia, que irá constar no Museu da Memória de Matosinhos
- Alcance inquantificávelpessoas
Realizado pela parceira Sonoscopia, a arte do som e imagem, com vozes de Rui Reininho e Ana Luísa Amaral (participantes no projeto). A justa homenagem permanecerá no MuMMa aceite pela C.M. Matosinhos.
Meta5 ● 5Garantir a participação total na liderança e na tomada de decisões - A Lata da Avó Corália - Livro infantil - Aguarelas sobre a indústria conserveira de Matosinhos.
- Alcance inquantificáveleuros
A história da indústria conserveira de Matosinhos... para todos. Narrado pelas próprias mulheres o livro irá tb percorrer escolas. Venda reverte a favor da Bolsa Ana Luísa Amaral criada pelo projeto.
Meta4 ● 7Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global - Desafios empresariais e outros: boxes "welcome/remember Matosinhos" - As conservas como embaixadoras de Matosinhos
- Alcance inquantificáveleuros
Desafiamos o setor empresarial matosinhense e outros na aquisição de cabazes/boxes, como embaixadores na oferta aos clientes/fornecedores. Podem ser personalizadas. Reverte: Bolsa Ana Luísa Amaral.
Meta12 ● 6Encorajar empresas para adotar práticas sustentáveis e relatórios de sustentabilidade - Senhora da Lata - Criada pelo projeto e distinguida com o prémio "Desafio MAR Startup" - o projeto ganha vida própria
- Alcance inquantificáveleuros
No âmbito do concurso de empreendedorismo “Desafio MAR StartUp”, o MAR Shopping Matosinhos, em parceria com a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) - projeto vencedor: Loja Senhora da Lata.
Meta9 ● 4Reabilitar todas as indústrias e infraestruturas para torná-las sustentáveis - Bolsa Ana Luísa Amaral - Um legado terno e eterno do projeto
- Alcance inquantificávelpessoas
Para sempre eternizada Ana Luísa Amaral, a Bolsa contempla jovens dos "bairros". Promover talentos com aptidões artísticas e/ou científicas no apreço pelas artes, e, ajudá-los na sua concretização.
Meta4 ● 6Literacia e numeracia universais - Celebração do projeto e encontro com empresários no Lionesa Business Hub (25 de outubro - o projeto prova que continua de forma sustentável)
- 50pessoas
O Chef Hélio Loureiro presenteou a sua arte “à volta da mesa” tendo por base as “conservas dos afetos” matosinhenses. Celebração do projeto e "venda" aos empresários das boxes e do livro infantil.
Meta8 ● 5Pleno emprego e trabalho decente com remuneração igual - A importância e justo reconhecimento pela arte das mulheres da indústria conserveira matosinhense - Divulgação e destaque do projeto pelos media.
- Alcance inquantificávelpessoas
Promovido e publicitado por diversos meios de comunicação. A ex. a RTP 1 fez uma reportagem sobre o projeto. Os bairros, as mulheres e as conservas "subiram aos palcos"... com "voz e visibilidade".
Meta5 ▶ bPromoção do empoderamento das mulheres através do uso tecnologias
- Vídeo:
- https://youtu.be/KbyV3L0BTwg
- Promotor:
- Associação
- Nº pessoas alcançadas:
- ≥ 10000
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação