Palácio da Imaginação

#Guimarães #Cooperativa #Palácio da Imaginação
O Palácio da Imaginação (PI) será um espaço público multifuncional e inter-geracional resultante da co-criação comunitária no Bairro da Emboladoura. Assim, os moradores, negligenciados durante décadas por instituições oficiais responsáveis, poderão potenciar a vida em comum, cultivando o seu sentido de pertença. Ao questionar o que é um Palácio, não como Objeto, mas como Processo infinito, mantendo o seu caráter extraordinário, pretende-se tornar a vulnerabilidade sócio-espacial, no seu movimento transformador: para que cada “ser” e “todos” possam ampliar o imaginário, e assim transpor as opressões externas e auto-impostas. A metodologia aplica 4 verbos-ações que concretizam os objetivos do PI: interdialogar(o espaço entre o “eu” e o “outro”); habitar (o meu bairro, o brincar, o estudo, a comida, a saúde, o tecido); recriar(o estudo, a parede, o chão, o teto, o diálogo), ativar(a prevenção universal, o bem-estar, a troca, o ambiente,o céu), concretizados na inter-ação do “sou” no “nós”
Impactos
Espaço multifuncional para a comunidade do Bairro da Emboladoura
200
pessoas por ano

Co-construção espaço público multifuncional e inter-geracional colmatando a ausência de espaços públicos coletivos, nomeadamente cobertos que possam abrigar os diferentes grupos e albergar atividades diversas promotoras de vidas mais saudáveis.

Meta
11 7
Fornecer acesso a espaços verdes e públicos seguros e inclusivos
Mercado de Bairro Mensal
100
pessoas por mês

O Palácio da Imaginação (espaço multifuncional) permitirá acomodar mensalmente um conjunto de vendedores locais, que levarão os seus produtos ao território, e será divulgado regularmente captando população para consumo dos produtos e, ao mesmo tempo, estimulando a abertura do bairro ao seu meio exterior.

Meta
2 3
Aumentar a produtividade e o rendimento dos pequenos produtores de alimentos
BOX de estudo
20
pessoas Dia

É um módulo com estrutura de madeira que pode ser agregado a outros iguais para se adaptar as necessidades e para conseguir crescer sempre que necessário, é uma estrutura que pode receber diferentes usos.

Meta
11 7
Fornecer acesso a espaços verdes e públicos seguros e inclusivos
Informações do projeto
Promotor:
Cooperativa
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação