Sexto Sentido
O Sexto Sentido tem três pilares fundamentais:
Empoderar: Ajudamos atletas cegos e com baixa visão a descobrirem a liberdade do desporto, proporcionando segurança e confiança.
Capacitar: Oferecemos formação a guias voluntários, promovendo boas práticas de acessibilidade no desporto.
Inspirar: Queremos mudar mentalidades e criar uma sociedade mais inclusiva, através de testemunhos reais e eventos de sensibilização.
Construímos um futuro onde com foco na promoção da saúde, da inclusão e da autonomia:
Capacitamos pessoas com deficiência visual para correrem com segurança. Formamos voluntários para se tornarem guias e tornarem o desporto mais acessível. Inspiramos através de histórias de superação e inclusão.
De salientar que enquanto projeto o Sexto Sentido Portugal vai muito além da corrida e da caminhada. Acreditamos que a inclusão transforma vidas - e é essa transformação que levamos a pessoas, empresas e comunidades.





- Nº de voluntários guias envolvidos nas atividades
- 200pessoas por ano
A integração de voluntários guias promove o envolvimento ativo da comunidade no apoio a pessoas com deficiência visual, criando pontes entre diferentes grupos sociais e fomentando atitudes inclusivas e empáticas. Isso contribui para a redução das desigualdades sociais e de participação.
Meta10 ● 2Promover a inclusão social, económica e política universal - Nº de atletas com deficiência visual com participação regular em treinos.
- 100Atletas por ano
participação regular de pessoas com deficiência visual em treinos desportivos contribui diretamente para a promoção do bem-estar físico e mental, prevenindo o sedentarismo e promovendo estilos de vida saudáveis entre um grupo populacional particularmente vulnerável. Além disso, a prática desportiva fomenta a autonomia, autoestima e integração social, reforçando os determinantes positivos da saúde mental.
Meta3 ● 4Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental - Nº de provas desportivas com participação de duplas inclusivas
- 98Provas por ano
A presença de duplas inclusivas em eventos desportivos promove a representatividade de pessoas com deficiência visual em espaços públicos e em momentos de visibilidade social. Este modelo estimula práticas desportivas mais inclusivas e decisões mais justas por parte das organizações e promotores de eventos.
Meta16 ● 7Garantir a tomada de decisão adequada, inclusiva e representativa - Nº de ações de sensibilização realizadas em escolas, universidades e empresas
- 25Ações por ano
As ações de sensibilização promovem uma educação para a cidadania inclusiva, abordando temas como deficiência, empatia e direitos humanos. Estas sessões contribuem para formar comunidades escolares e profissionais mais abertas, inclusivas e conscientes.
Meta4 ● 7Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global - Nº de utilizadores registados no protótipo de App digital inclusiva
- 120utilizadores por ano
O desenvolvimento de uma aplicação digital acessível e orientada para a inclusão social representa uma inovação social e tecnológica ao serviço da equidade. Facilita o acesso à prática desportiva, à informação e à gestão de atividades, melhorando a comunicação entre atletas, técnicos e guias. Temos um protótipo desenvolvido que está nos primeiros meses de testes.
Meta9 ▶ cAcesso universal às tecnologias de informação e comunicação
- Website:
- https://sextosentidoportugal.pt/
- Promotor:
- Associação
- Nº pessoas alcançadas:
- 100 – 500
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação