Rodas Sustentáveis para Alimentar

#Viseu #IPSS #Transição energética justa #Energias renováveis #Eficiência energética #Mobilidade sustentável #Ação climática #Parcerias #Voluntariado
O projeto Rodas Sustentáveis para Alimentar tem por objetivo reforçar o núcleo Refood Viseu (RFV) com um dos recursos cruciais à sua atividade de serviço à comunidade, que são viaturas para efetuar as recolhas dos excedentes alimentares, junto dos seus parceiros fontes de alimentos (restaurantes, supermercados, refeitórios, etc.), e entrega ao domicílio a famílias beneficiárias, que por motivos de doença, idade ou pobreza não têm possibilidade de recolher o cabaz no Centro de Operações (CO) e, simultaneamente contribuir para as metas de descarbonização nacionais e europeias da Agenda 2030, com a aquisição de viaturas elétricas, instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo e capacitação de voluntários, beneficiários e parceiros da rede RFV nas temáticas do projeto. Este projeto, permitirá à RFV prosseguir e crescer na sua missão de Aproveitar para Alimentar sem a limitação de recurso a viaturas dos voluntários e concretizar o seu sonho de neutralidade carbónica nas suas rotas.
Impactos
Energia produzida pelos painéis fotovoltaicos
1380
kWh por mês

Este indicador corresponde à quantidade de energia produzida pela instalação de painéis fotovoltaicos através do projeto Rodas Sustentáveis para Alimentar.

Meta
13 1
Fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação a desastres relacionados com o clima
Redução de custos na fatura de energia
282.90
euros por mês

Este indicador corresponde ao valor que se conseguiu poupar na fatura de energia pela instalação de painéis fotovoltaicos através do projeto Rodas Sustentáveis para Alimentar.

Meta
12 2
Gestão e uso sustentável dos recursos naturais
Redução de emissões de dióxido de carbono (CO2)
1.0075
toneladas por mês

Este indicador diz respeito ao valor de emissões de dióxido de carbono que se conseguiu reduzir pela instalação de painéis fotovoltaicos através do projeto Rodas Sustentáveis para Alimentar.

Meta
13 2
Integrar medidas relativas às alterações climáticas nas políticas e no planeamento
Sessões de capacitação e (in)formação

Número de horas respeitante às sessões de capacitação e (in)formação direcionadas a vários atores-chave.

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Novos parceiros

Número de novos parceiros da Refood Viseu, que surgiram no decorrer do projeto Rodas Sustentáveis para Alimentar.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Novos voluntários

Este indicador corresponde ao número de novos voluntários que estão disponíveis para realizar rotas, especialmente, porque têm à disposição o carro (elétrico) adquirido através deste projeto.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Refeições entregues

Número de refeições que a Refood Viseu proporciona, a mais, pois tem possuído mais meios e recursos no decorrer do projeto Rodas Sustentáveis para Alimentar.

Meta
2 1
Acesso universal a alimentos seguros e nutritivos
Famílias/pessoas beneficiárias

Este indicador corresponde ao número de novos beneficiários que a Refood Viseu consegue ajudar e dar resposta por ter mais meios e recursos na sequência do projeto Rodas Sustentáveis para Alimentar.

Meta
1 a
Mobilização de recursos para implementar políticas para combater a pobreza
Informações do projeto
Promotor:
IPSS
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação