Monstro Lixo (missing translation)

#Vila do Conde #Instituição de ensino #meio ambiente #sensibilização #3Rs #atividade lúdica #mudança comportamental
A ação de sensibilização ambiental Monstro Lixo, da Escola Profissional de Vila do Conde, utiliza a arte e a educação para promover os 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Coordenada pelo professor Amauri Alves, a iniciativa envolve alunos na recolha de resíduos e na construção de esculturas gigantes (monstros de 2,5 a 3 metros) e jogos interativos. Desde sua criação, o projeto tem abordado temas ambientais cruciais, como a poluição marinha, a prevenção de incêndios florestais e o resíduo têxtil. Estas exposições lúdicas e impactantes não só dão nova vida ao lixo, mas também confrontam o público com a dimensão do problema. O projeto internacionalizou-se em 2023, sendo replicado em Santos, Brasil, onde também participou no evento da UNESCO "Diálogos da Cultura Oceânica". O seu impacto valeu-lhe diversos prémios e reconhecimentos em Portugal (Prémio Junta-te ao Gervásio, Selo Escola Gandhi, Prémio Faz Pelo Planeta Electrão) e no Brasil (Prémio Carreta Literária e Prémio ODS Educação). (missing translation)
Impacts
Reduzir, reutilizar e reciclar
N.º
tonnes per year

Promover, através do estímulo à prática da política dos 3Rs, a redução do consumo, a reutilização dos resíduos e a separação correta para a reciclagem.

Target
12 5
Substantially reduce waste generation
Preservação dos oceanos
N.º
tonnes per year

Promover, através do estímulo à prática da política dos 3Rs, a redução do consumo, a reutilização dos resíduos plásticos e a sua separação correta para a reciclagem.

Target
14 1
Reduce marine pollution
Combater as mudanças climáticas
N.º
tonnes per year

Promover, através do estímulo à prática da política dos 3Rs, a redução do consumo, a reutilização dos resíduos e a separação correta para a reciclagem.

Target
13 3
Build knowledge and capacity to meet climate change
Project information
Promoter:
Instituição de ensino
No. of people reached:
5000 – 10000
Development Status:
In fructification