MeteoFreixo, um projeto educativo de adaptação climática

#Ponte de Lima #Instituição de ensino #meteorologia #ação climática #riscos
O Clube MeteoFreixo, criado em 2017/18, presta serviço meteorológico regional diário, conhecido por “TV Meteo”. A previsão do tempo na região Minho em vídeo, feita por alunos e é seguido pela comunidade e instituições locais, através dos canais digitais disponibilizados (um dos nossos objetivos - serviço público). Também são emitidos avisos de risco natural (especialmente incêndios, tempestades), associados a eventos extremos e, sobre a qualidade do ar local. O projeto alargou-se ao “centro de estudos climáticos”, constituído por alunos investigadores que monitorizam os dados meteorológicos com publicações de relatórios mensais/anuais no jornal Correio Minho e Diário Minho. Também os workshops de meteorologia para outras escolas, a formação a professores, a organização de congressos transfronteiriços de alterações climáticas (6 edições), e investigação são outras atividades desenvolvidas no MeteoFreixo. Em 2025 criamos a primeira rede municipal de estações meteo em Portugal - RIMEM.
Impactos
Nº de cidadãos sensibilizados para as alterações climáticas
500
pessoas por mês

Sensibilização da comunidade para as alterações climáticas, através da prestação de serviço público de informação meteorológica e avisos de riscos naturais, workshops, formações e atividades de campo.

Meta
13 3
Educação da população para as alterações climáticas
Nº de cidadãos com práticas sustentáveis de resiliência climática
100
famílias por mês

Percecionar como os cidadãos estão mais despertos para a problemática das alterações climáticas e mudaram os seus comportamentos (adaptação e resiliência climática).

Meta
13 1
Fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação a desastres relacionados com o clima
Publicações dos relatórios climáticos do MeteoFreixo na imprensa regional
4
Publicações por mês

Relatórios climáticos mensais da região Minho, situações extremas da qualidade do ar, eventos meteorológicos extremos ou risco de incêndio são reconhecidos com informação pertinente na imprensa regional

Meta
17 6
Partilha de conhecimento e cooperação para o acesso à ciência, tecnologia e inovação
Informação do nível de risco de incêndio regional
1.200 Subscritores Facebook MeteoFreixo
pessoas Épocas quentes e secas

MeteoFreixo criou uma fórmula inovadora de risco de incêndio e aplica-a na região Minho, divulgando na sua rede social, o nível de risco.

Meta
15 3
Combater a desertificação e restaurar a terra degradada
Informação regular da meteorologia, qualidade do ar e risco de incêndio na região - TV MeteoFreixo
250
pessoas Dias letivos

Gravação do boletim meteorológico diário da região Minho (TV Meteo) e publicação no canal youtube do MeteoFreixo. Vídeos feitos pelos alunos durante o período escolar.

Meta
13 2
Integrar medidas relativas às alterações climáticas nas políticas e no planeamento
Informações do projeto
Promotor:
Instituição de ensino
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação