Floresta Miyawaki - na Escola Secundária de Loulé
#Loulé
#Instituição de ensino
O Projeto Floresta Miyawaki, implementado nos espaços exteriores da Escola Secundária de Loulé, tem como objetivo a plantação de uma pequena floresta urbana. Este projeto integra diferentes espécies de plantas autóctones que interagem para formar um ecossistema dinâmico. Este método pretende identificar a vegetação natural do local e a sua estrutura, ou seja, de que forma as diferentes espécies de herbáceas, arbustos e árvores podem ser combinadas. A metodologia pressupõe a plantação somente de espécies nativas da região de Loulé. A grande variedade de espécies plantadas cresce para recriar as várias camadas de uma floresta natural. A taxa de crescimento destas florestas é consideravelmente superior ao das outras uma vez que se promove uma intensa competição entre as espécies. A monitorização do desenvolvimento e a manutenção desta floresta são asseguradas pelos alunos e professores da escola, sob a coordenação do Gabinete de Sustentabilidade Ambiental, da mesma.
o data da plantação (17/05/2024);
o datas da monda (08/11/2024 + 14/11/2024 + 15/11/2024);
o a área de plantação (cerca de 400m2);
o número de alunos que já participaram no projeto (cerca de 173 alunos e 7 professores na plantação; cerca de 80 alunos e 5 professores nas mondas em 2024);
o a quantidade e diversidade de espécies plantadas para ocupar os estratos arbóreo, arbustivo, subarbustivo e herbáceo (cerca de 1750 plantas de 15 espécies diferentes, incluindo a oliveira, o carvalho-português, a azinheira, o carrasco, a alfarrobeira, o loureiro, a palmeira-anã, o medronheiro, a urze, a aroeira, a murta, as pascoinhas, a esteva, o rosmaninho, o alecrim e o morango-silvestre).




Informações do projeto
- Promotor:
- Instituição de ensino
- Nº pessoas alcançadas:
- 500 – 5000
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação