Cuidar da Nossa Casa Comum

#Castelo Branco #Organização religiosa #Cáritas #Castelo Branco #Voluntariado #Parcerias #Reciclagem #Sustentabilidade #Ambiente #Solidariedade
A Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, no âmbito dos seus projetos de reciclagem e sustentabilidade realizou parcerias com entidades responsáveis pela gestão de resíduos: Ambisousa, Valnor, Happy Green, H Sarah Trading e European Recycling Platform Portugal. Estes projetos visam recolher, armazenar e inventariar material reciclável para encaminhamento, cuja finalidade é a troca por equipamentos ortopédicos ou de locomoção para empréstimo à comunidade. O Município é parceiro da Instituição, na dinamização dos projetos de reciclagem, de forma a promover a economia circular. Os bens são triados para posterior reutilização ou encaminhados para entidades responsáveis pela gestão de resíduos. Os medicamentos doados à Instituição passam por uma triagem, verificando-se a validade e estado de conservação de cada um, sendo que os que se encontram fora do prazo de validade são encaminhados para reciclagem, evitando impactos ambientais negativos, como a contaminação do solo e da água.
Impactos
Diminuir o desperdício e incentivar à economia circular
1018
unidades por ano

O reaproveitamento dos medicamentos doados à instituição, permite reduzir riscos sanitários e promove uma gestão sustentável dos resíduos farmacêuticos.

Meta
12 5
Reduzir significativamente a produção de resíduos
Redução da pegada de carbono ao evitar a produção de novos materiais e o descarte inadequado
13,18
toneladas por ano

Com o projeto de reciclagem de roupa e calçado, no ano de 2024, foi angariado o valor de 5 078€ para a dinamização de projetos sociais.

Meta
13 2
Integrar medidas relativas às alterações climáticas nas políticas e no planeamento
Redução da poluição nos oceanos e rios causada pelo descarte inadequado de plásticos e outros materiais
3860
quilogramas por ano

No âmbito do projeto ‘’Tampinhas e Embalagens’’, as entregas são convertidas em equipamentos ortopédicos para disponibilização à comunidade.

Meta
14 1
Reduzir a poluição marinha
Melhorar a gestão de resíduos urbanos, reduzindo a poluição e aumentando a sustentabilidade das cidades
14110
quilogramas por ano

Parceria estabelecida com a Valnor, no âmbito do programa Ecovalor 2024. Através desta ação reduz-se a produção de resíduos através de ações de prevenção, reciclagem e reutilização.

Meta
11 6
Reduzir o impacte ambiental negativo nas cidades
Diminuição da exposição a resíduos tóxicos e melhoria da qualidade do ar e da água
1988
quilogramas por ano

Através do encaminhamento de eletrodomésticos, equipamento eletrónicos, lâmpadas e pilhas, reduz-se significativamente a pegada de carbono.

Meta
3 9
Redução de doenças e mortes devido a químicos perigosos e a poluição
Informações do projeto