Centro de Interpretação da Abelha e do Mel





- valorizar os serviços de ecossistemas
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Entre as diferentes valências que os territórios rurais oferecem destacam-se os serviços de ecossistemas, em particular a apicultura e o turismo em espaço rural que são o foco deste projeto, propondo a interligação dos diferentes agentes envolvidos criando novas oportunidades de negócio e de emprego com base no turismo apícola
Meta15 ● 4Assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha - Formação e educação ambiental
- 4000pessoas por ano
O CIAM , estrutura física de apoio ao projeto, é um espaço único e inovador na região, aberto ao público e dedicado à interpretação do território, com destaque para a atividade apícola, com valências educativas e técnicas, na promoção da biodiversidade, da educação ambiental, do meio rural, da saúde e do bem-estar.. Enquadra formação para apicultores, formação para professores e açõe de educação ambiental para escolas e grupos organizados
Meta4 ● 4Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso - Apiturismo-uma viagem ao mundo das abelhas
- 500pessoas por ano
o turismo apícola a desenvolver com este projeto propõe uma nova abordagem ao ecoturismo que permite além de uma incrível viagem ao “mundo das abelhas” , uma oferta turística e diversificada no plano cultural, natural, saúde e bem-estar com um importante valor agregado e vantagem competitiva.
Meta8 ● 2Diversificar, inovar e atualizar para a produtividade económica - Formação para melhorar a resiliencia
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As ações de formação temáticas, direcionadas aos apicultores locais envolvidos propõe uma abordagem em técnicas apícolas centradas na apicultura biodinâmica que respeite a integridade natural da colônia, ao mesmo tempo que incentiva e promove a valorização da floresta autóctone com a regeneração natural e implementação de práticas de suporte a uma floresta mais resiliente
Meta13 ● 1Fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação a desastres relacionados com o clima
- Promotor:
- ONG
- Nº pessoas alcançadas:
- 500 – 5000
- Estado de desenvolvimento:
- A enraizar