ASAS - Village of Knowledge and Affection
#Loulé
#IPSS
#saberes
#afetos
#Alte
#envelhecimento ativo
#partilha
A partir de um bazar social, o projeto visa criar uma comunidade de fornecedores na qual a população sénior, em trabalho cooperativo dinamizado por uma equipa multidisciplinar que possa capacitar, nas áreas da agricultura e transformação artesanal de produtos, envolvendo os vizinhos em situação de precariedade laboral, lay-off ou desemprego. As equipas de produtores fornecerão a loja (cujos produtos serão vendidos a preços sociais, mas o seu objetivo fundamental é quebrar o isolamento dos mais idosos, pela via de refazer laços de proximidade intergeracionais, promover o sentido de pertença e de utilidade pessoal, melhorando a saúde mental e física, em período de pandemia). Com os mesmos objetivos, a loja promoverá a criação de caixas solidárias em vários pontos da freguesia e construirá uma plataforma digital de partilha de recursos locais que servirá de mote para ações de literacia informática. Workshops e tertúlias que promoverão a partilha de saberes e a recolha de tradições orais. (missing translation)
Impacts
- Nº de produtos a conceber para venda ou demonstração
- 10produtos per year
Produtos resultantes dos workshops do bazar dos afetos e da terra à arte
Target8 ● 3Promote policies to support job creation and growing enterprises - Nº de idosos envolvidos nas atividades do projeto
- 200persons per year
idosos que participam nas atividades propostas no âmbito do projeto
Target10 ● 2Promote universal social, economic and political inclusion - Nº de adultos envolvidos nas atividades do projeto
- 69persons per year
adultos que participam nas atividades do projeto
Target8 ● 3Promote policies to support job creation and growing enterprises - nº de mulheres envolvidas nas atividades do projeto
- 60persons per yearTarget5 ● 5Ensure full participation in leadership and decision-making
- nº de migrantes a envolver nas atividades do projeto
- 10persons per yearTarget10 ● 7Responsible and well-managed migration policies
- nº de vídeos do projeto
- 10videos per year
vídeos resultantes de atividades realizadas ou de ações de divulgação do projeto
Target4 ● 4Increase the number of people with relevant skills for financial success - nº de páginas nas redes sociais
- 3rede social ao longo do projeto
paginas de divulgação e de promoção de conteúdo associado ao projeto
Target17 ● 17Encourage effective partnerships - nº de ações de promoção da saúde
- 12ações per yearTarget3 ● 4Reduce mortality from non-communicable diseases and promote mental health
Project information
- Promoter:
- IPSS
- No. of people reached:
- 500 – 5000
- Development Status:
- In fructification