Aprender com Afeto

#Vila Nova de Gaia #Empresa
O Projeto Aprender com Afeto é um projeto estruturado numa lógica de intervenção precoce, através da atuação ao nível do ensino pré-escolar e ensino básico, pretendendo reduzir o impacto negativo que as dificuldades de comunicação, linguagem e fala apresentam nas futuras aprendizagens realizadas pelas crianças, residentes em habitação social. A nossa atuação visa diagnosticar e tratar problemas da fala e da linguagem e comunicação, apoiando a formação integral das crianças, o pleno desenvolvimento da sua personalidade, não só de aprendizagens académicas, mas também aprendizagens que procurem a sua integração pessoal e social, e o seu desenvolvimento emocional. O Projeto é único, pois a sua intervenção dá-se a dois níveis, que atuam em sinergia: a intervenção logopédica, através da reabilitação dos transtornos de linguagem e da fala; a intervenção social, através do trabalho de proximidade e interligação entre todos, especialmente as famílias e as escolas.
Impactos
N.º de crianças apoiadas
25
pessoas por ano

Semanalmente a criança usufrui de apoio socio educativo, ao nivel da compreensão e expressão da linguagem oral e escrita. A intervenção centra-se na articulação entre a família e a escola.

Meta
4 a
Construir e melhorar escolas inclusivas e seguras
N.º de crianças com avaliação/diagnóstico da linguagem e fala
50
pessoas por ano

A avaliação visa o despiste de problemas de linguagem/fala, da qual resulta um relatório diagnóstico que é encaminhado para o Serviço Nacional de Saúde, com vista ao tratamento na Especialidade.

Meta
3 8
Cobertura universal de saúde
Informações do projeto
Promotor:
Empresa
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação