FISHING

#Setúbal #Cooperativa #literacia em saúde #literacia digital #InfoPonto #proximidade #cidadania #participação
À PESCA is a project to empower the population of the central urban area of the former Freg. da Anunciada/Setúbal to prevent the spread of the COVID-19 pandemic by circulating information and increasing digital and administrative literacy, health literacy and solidarity drives for co-operation. À PESCA expands the concept of health, promoting protective community environments for people in the neighbourhoods and through its action. The project's focus is on creating itinerant INFO POINTS that will operate directly on the premises of the neighbourhood associations (partners) and in the cafés of the parish. Here people will be taught how to access public services online and solve day-to-day administrative requirements, increasing digital inclusion and self-sufficiency; here networks of proximity and co-operation between residents will be fostered; here the involvement of local leaders will be promoted and solidarity volunteer exchanges will be set up to continue the post-project activities.
Impacts
N.º de sessões de InfoPonto
99
atendimentos semanal

InfoPontos dinamizados em 6 locais da antiga freguesia da Anunciada p/apoiar a população na resolução de problemas do dia-a-dia, administrativos e de iliteracia na utilização de plataformas digitais no acesso a serviços.

Target
1 4
Equal rights to ownership, basic services, technology and economic resources
N.º de pessoas envolvidas nos Laboratórios de Literacia Cidadã
110
persons per month

Oficinas de formação para a inclusão digital direcionadas a pequenos grupos. Promoção do saber fazer na utilização das plataformas digitais de acesso/articulação com os serviços públicos e privados.

Target
4 6
Universal literacy and numeracy
N.º de pessoas formadas para voluntariado de facilitação digital
28
persons semestral

Formação de facilitadoras/es digitais para dinamizarem os InfoPontos e Laboratórios numa perspectiva de assegurarem a sustentabilidade destas atividades pós-projeto.

Target
17 17
Encourage effective partnerships
N.º produtos criados
11
flyers per month

Criação de produtos do projeto para informar e sensibilizar as pessoas sobre prevenção e boas práticas em saúde e promoção da literacia cidadã, para distribuição nas associações, serviços públicos, comércio local, farmácias, etc.

Target
3 7
Universal access to sexual and reproductive care, family planning and education
N.º ações de informação e sensibilização em saúde
15
ações quinzenal

Rodas de conversa e dinâmicas comunitárias sobre literacia em saúde com o objetivo de prevenção de erros críticos por desconhecimento e promoção de boas práticas em saúde. Espaços de informação, sensibilização e esclarecimento de dúvidas.

Target
1 3
Implement social protection systems
N.º de pessoas sem abrigo beneficiárias de apoio alimentar
80
persons diária

Reforço da resposta de apoio alimentar à população sem abrigo e famílias, através da aquisição de equipamentos para a cozinha comunitária da Associação CASA - Setúbal.

Target
2 1
Universal access to safe and nutritious food
N.º total de pessoas beneficiárias diretas do projeto À PESCA
350
persons diária

Pessoas e famílias do território e para além dele, de todas as idades, nacionais e imigrantes, estudantes, empregadas e desempregadas, que participaram nas diversas atividades do projeto.

Target
10 2
Promote universal social, economic and political inclusion
N.º de pessoas alcançadas através das redes sociais
356
persons diária

Número de seguidores das duas páginas de redes sociais criadas exclusivamente para o projeto À PESCA (facebook e instagram).

Target
16 10
Ensure public access to information and protect fundamental freedoms
N.º previsional de pessoas alcançadas direta e indiretamente pelo projeto À PESCA
8050
persons diária

Prevemos que cada pessoa diretamente envolvida nas atividades do projeto, repercute mudanças positivas em pelo menos mais 2 pessoas da sua rede de proximidade, somando ao n.º de flyers distribuídos.

Target
17 17
Encourage effective partnerships
Project information
Promoter:
Cooperativa
No. of people reached:
100 – 500
Development Status:
In fructification