Seixal Criativo

#Seixal #Formação #ciência #tecnologia #inovação #criatividade #educação #juventude #futuro
O Seixal Criativo é um centro de aprendizagem e experimentação nas áreas da ciência e tecnologia,dirigido a jovens do 7.º ao 12.º ano do concelho do Seixal, de qualquer área de ensino, e 100% gratuito. Funciona nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, em horário pós-escolar, onde os alunos trabalham em grupos e por projetos. Protótipos de drones, jogos virtuais, modelação tridimensional e outros projetos visionários são uma possibilidade no Seixal Criativo, onde computadores, óculos de realidade virtual e impressoras 3 D fazem parte das ferramentas que vão utilizar. O Seixal Criativo é já um projeto de referência nacional, tendo sido distinguido nos prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2023 na categoria de Responsabilidade Social e Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025, categoria Projetos Pedagógicos. Participou com 8 projetos no Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, tendo o projeto “Guide Line” vencido o prémio “Empreendedorismo Criativo e Cultural.
Impactos
Alunos total 2024
346
pessoas por ano
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Escolas 2023 (nº)
5
escolas por ano
Meta
8 b
Desenvolver uma estratégia global para o emprego dos jovens
Investimento acumulado 2024
800 000
euros
Meta
8 b
Desenvolver uma estratégia global para o emprego dos jovens
Seixal Criativo nas Escolas (nº módulos)
13
módulos de formação

Módulos de formação à escolha, em horário escolar, destinados a alunos do 7.º ao 12.º ano

Meta
4 4
Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso
Alunos residentes 2024 (nº)
70
pessoas por ano
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Alunos Seixal Criativo nas Escolas 2024 (nº)
276
pessoas por ano
Meta
4 4
Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso
Conferências 2024 (nº)
5
conferências por ano

3 conferências internacionais

Meta
9 b
Apoiar o desenvolvimento de tecnologia nacional e a diversificação industrial
Workshops 2024 (nº)
7
workshops por ano
Meta
10 3
Assegurar a igualdade de oportunidades e o fim da discriminação
Clubes 2024 (nº)
3
Clubes por ano

“Clube de Robótica”, o “Clube de Programação” e o “Girls into Science”.

Meta
4 5
Eliminar toda a discriminação na educação
Estágios 2024 (nºalunos colocados)
18
pessoas por ano

18 alunos colocados em 9 entidades

Meta
8 6
Promoção do emprego jovem, educação e formação
Formação de trabalhadores da autarquia (2024)
25
pessoas por ano
Meta
8 6
Promoção do emprego jovem, educação e formação
Visita e aula para alunos ERASMUS+ 2024 (nºparticipantes)
53
pessoas por ano
Meta
4 5
Eliminar toda a discriminação na educação
Alunos total 2025
899
pessoas por ano
Meta
4 4
Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso
Alunos residentes 2025
76
pessoas por ano
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Alunos Seixal Criativo nas Escolas 2025 (nº)
788
pessoas por ano

11 escolas, 40 turmas, 51 ações de formação

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Curso de Verão 2025 (nº alunos)
35
pessoas por ano
Meta
4 6
Literacia e numeracia universais
Projetos ativos 2025 (nº)
22
Projetos por ano

mais 5 ideias a serem desenvolvidas pelos alunos do 1º ano

Meta
9 5
Promover a investigação e atualizar as tecnologias industriais
Módulos Disponíveis 2025 (nº)
13
módulos por ano
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Conferências 2025 (nº)
4
conferências por ano

3 conferências internacionais

Meta
9 b
Apoiar o desenvolvimento de tecnologia nacional e a diversificação industrial
Workshops 2025 (nº)
8
Workshops por ano
Meta
4 4
Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso
Clubes 2025 (nº)
3
Clubes por ano

“Clube de Robótica”, o “Clube de Programação” e o “Girls into Science”.

Meta
4 4
Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso
Estágios 2025 (nº)
11
estágios por ano

2 realizados, 9 em preparação (tendo em conta os exames nacionais o período de estágios foi alargado)

Meta
8 6
Promoção do emprego jovem, educação e formação
Participação no Concurso Nacional do Empreendedorismo Jovem 2025 (nº de projetos finalistas)
8
Projetos finalistas por ano

1 projeto premiado

Meta
8 6
Promoção do emprego jovem, educação e formação
Aula de robótica para alunos de ERASMUS 2025 (nº participantes)
14
pessoas por ano
Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
Apresentação para alunos de ERASMUS 2025 (nº participantes)
66
pessoas por ano
Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
Visita dos alunos da escola “Open Learning” 2025 (nº participantes)
21
pessoas por ano
Meta
4 4
Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso
Concurso de ideias para criação do Troféu CineClube do Seixal 2025 (nº propostas)
7
Propostas por ano
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Projeto Ruas Com História - implementação de plataforma de TAGing
.

disponibilização à população local e visitante de uma ferramenta (aplicação mobile) para mostrar, de forma interativa e no local a origem e significado dos nomes das ruas (toponímia digital).

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Investimento acumulado 2025
1 300 000
euros por ano
Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Cameras 360 e WIFI
16
unidades
Meta
9 b
Apoiar o desenvolvimento de tecnologia nacional e a diversificação industrial
Computadores
19
Unidades
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Drones
1
Unidade
Meta
9 b
Apoiar o desenvolvimento de tecnologia nacional e a diversificação industrial
Impressoras 3D/Resina/Papel
8
Impressoras
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Monitores
16
monitores
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Óculos VR
8
Unidades por ano
Meta
9 c
Acesso universal às tecnologias de informação e comunicação
Smartphones
7
unidades por ano
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Projetos premiados 2025 (nº)
1
Projeto premiado por ano

O projeto “Guide Line” venceu o prémio “Empreendedorismo Criativo e Cultural”

Meta
8 6
Promoção do emprego jovem, educação e formação