Corredor Verde do Leça

#Matosinhos #Espaços verdes #Requalificação #Mobilidade #Biodiversidade #Orla Costeira #Passadiços #Rio Leça #Preservação #Património Histórico #Ambiente #Cultura #Turismo #Valorização Paisagística #Valorização Ambiental #Coesão Territorial #Modos Suaves De Transporte
O Projeto Corredor Verde do Leça é um ambicioso plano de requalificação das margens do rio que consiste na ligação entre os percursos da orla costeira (passadiços) e as margens do rio Leça, ao longo de 18 km de extensão, desde o Parque das Varas, em Leça do Balio, até à foz do rio Leça, em Matosinhos. A intervenção destes 18 km assenta não só na preservação do património histórico existente e da biodiversidade, mas também na criação de novas oportunidades ligadas ao recreio e lazer. Este projeto ambiental e de mobilidade, com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, tem como grandes objetivos permitir a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens, e contribuir para a coesão territorial, unindo o litoral ao interior, através de um canal próprio destinado à utilização dos modos suaves de transporte.
Impactos
1ª fase de intervenção
6,9
Km

A 1ª fase de intervenção abrange cerca de 6.9 km de extensão.

Meta
11 4
Proteção do património cultural e natural
2ª fase de intervenção
6,1
Km

A 2ª fase de intervenção abrange cerca de 6.1 km de extensão.

Meta
11 4
Proteção do património cultural e natural
3ª fase de intervenção
4,7
Km

A 3ª fase de intervenção abrange cerca de 4.7 km de extensão.

Meta
11 4
Proteção do património cultural e natural
Prémio no âmbito do Landscape Festival
1
Prémio

A arquiteta paisagista Laura Roldão Costa recebeu, em Bérgamo, Itália, o prémio International Land Award – nature and artifice da Archiforum e Arketipos, durante o Landscape Festival. Na origem deste reconhecimento internacional esteve o projeto “Corredor Verde do Leça”.

Caminhada Verde
6
Iniciativas

Uma iniciativa pensada pela Câmara Municipal de Matosinhos com o objetivo de estreitar laços entre a população do Município e as árvores: estes seres milenares

Plantação de árvores e arbustos autóctones
+/- 1200
Árvores e arbustos autóctones

O Grupo 43 de Escoteiros de Leça da Palmeira em parceria com a Quercus e com o apoio do Corredor do Rio Leça – Associação de municípios e o Município de Matosinhos plantaram cerca de 1200 árvores e arbustos autóctones que pretendem contribuir para a recuperação ecologia das margens do Rio Leça, junto ao Parque das Varas em Leça do Bálio.

Meta
15 5
Proteger a biodiversidade e os habitats naturais
Plogging challenge “Reviver o Leça”
2
Atividades

Atividade que combina corrida ou marcha com a recolha de resíduos no Corredor Verde do Leça, contribuindo para o estreitamento de laços entre os envolvidos e a biodiversidade do local e colaborando, em simultâneo, para um ambiente mais sustentável.

Meta
11 4
Proteção do património cultural e natural
Equipa de guarda-rios do Corredor Verde do Leça
1
Equipa

Equipa que diariamente percorre e monitoriza o rio Leça.

Simulacro no rio Leça
1
Simulacro

A equipa de Salvamento Balnear de Matosinhos recebeu formação de busca e salvamento em cheias urbanas.

Trail do empreendedorismo
700
pessoas

Cerca de 700 pessoas correram ou caminharam ao longo de 10 km no corredor verde do Leça.

Bebedouros no corredor verde do Leça
6
Bebedouros

O Corredor Verde do Leça passa a ter disponíveis seis bebedouros que promovem o consumo de água da rede pública de abastecimento em detrimento da água engarrafada.

Meta
6 1
Acesso universal seguro à água potável