ZERO DESPERDÍCIO

#Cascais #Associação #economia circular #desperdício alimentar #desperdício têxtil
A ZERO DESPERDÍCIO nasceu de um movimento de cidadania, quando em plena crise económica e social se assistia ao depósito de enormes quantidades de refeições e alimentos em fim-de-vida em contentores de resíduos, normalmente em contentores resíduos indiferenciados, que poderiam ter sido recuperados, para alimentação humana ou, não sendo possível para alimentação humana, para alimentação animal ou compostagem. Foi com esta ambição que se estabeleceu a 24 de Outubro de 2012 a parceria com a CMCascais, com o objetivo de encaminhar os excedentes alimentares produzidos no concelho (indústria, comércio e consumo), através do encaminhamento dos excedentes para instituições de solidariedade, mantendo estes excedentes no seu ciclo de vida. A parceria foi renovada com a distribuição de mais de 5000 exemplares da coleção de livros Zero Desperdício direcionada aos mais novos. Em 2021, com a Nova Business School iniciamos o combate ao desperdício têxtil, através de ações de sensibilização e recolha.
Impactos
Beneficiários apoiados
68811
pessoas Duração do projeto

Número de beneficiários do projeto desde 2012 a Junho de 2021. Os beneficiários são pessoas da comunidade em condição vulnerável.

Meta
2 1
Acesso universal a alimentos seguros e nutritivos
Excedentes alimentares recuperados
890
toneladas duração do projeto

Quantidade de excedentes alimentares recuperados e desviados do sistema de tratamento de resíduos. Estes excedentes foram entregues à comunidade carenciada do concelho, através de inst. solidariedade.

Meta
12 3
Reduzir para metade o desperdício alimentar global per capita
Emissões CO2 evitadas
3738
toneladas Duração do projeto

O desperdício alimentar é responsável por 10% das emissões CO2 enviadas para a atmosfera. Este indicador estima as emissões CO2 evitadas ao evitar-se que os excedentes se transformem em resíduos.

Meta
13 3
Educação da população para as alterações climáticas
Rede Zero Desperdício de Cascais
51
Entidades ao longo do projeto

Nº de Entidades doadoras e recetoras que em conjunto com a Zero Desperdício permitem os impactos positivos a nível ambiental, social e económico.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Refeições distribuídas
1779911
unidades Durante o projeto

Este indicador indica-nos o número de refeições distribuídas, considerando que cada refeição corresponde a 500g de comida. O valor de referência é a quantidade de excedentes alimentares recuperados.

Meta
2 1
Acesso universal a alimentos seguros e nutritivos
Valor Económico Recuperado
4491214
euros Durante o projeto

Este indicador indica-nos o valor recuperado estimado, por cada refeição entregue a um beneficiário, considerando o custo da refeição igual ao de uma cantina social (2,5€).

Meta
8 4
Melhoria da eficiência dos recursos no consumo e na produção
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
≥ 10000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação