Walking Festival Ameixial
O WFA – Walking Festival Ameixial foi o primeiro evento do género a realizar-se no Algarve e, possivelmente, o primeiro em Portugal. A primeira edição ocorreu em 2013 e desde então tem vindo a repetir-se anualmente. O conceito do evento não é original, tendo o mesmo sido inspirado nos festivais de caminhadas que ocorrem regularmente na Europa.
Contudo, a temática que o festival invoca – a Escrita do Sudoeste – é única e exclusiva da região. A Escrita do Sudoeste é uma intrigante e primitiva forma de comunicação composta por 27 distintos signos esculpidos, de baixo para cima e da direita para a esquerda, em blocos de pedra que eram fixados no solo (estelas) e que foram encontrados entre as serras do Mú e do Caldeirão.
O WFA possui um programa que inclui caminhadas para todos os públicos, workshops, palestras, momentos de relaxamento, acções de arte pública e animação musical.
O WFA é promovido pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, e é organizado pela Proactivetur e Projecto ESTELA, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Ameixial, da Câmara Municipal de Loulé e da Região de Turismo do Algarve.
- Envolvimento da comunidade
- N.ºpessoas
Caminhadas, workshops, palestras, momentos de relaxamento, acções de arte pública e animação musical.
Meta3 ● 4Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
- Website:
- https://wfameixial.qrer.pt/2020/
- Promotor:
- Cooperativa
- Nº pessoas alcançadas:
- 100 – 500
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação