Trampolim
#Torres Vedras
#Associação
#Envelhecimento activo
#aging in place
O Projeto Trampolim emerge da necessidade e está desenhado, para responder a cidadãos que por razões de mobilidade, ausência de rede social de suporte (formal ou informal) e/ou motivos do saúde, vivem em situação de isolamento social e solidão e materializa-se no acompanhamento continuado a seniores do concelho, que passam a beneficiar de visitas semanais, que se constituem como momentos de estimulação cognitiva, psicomotora e de desenvolvimento pessoal; identificação de necessidades e fragilidades e ativação de ações passiveis de responder às necessidades identificadas.
Impactos
- Pessoas isoladas
- 18pessoas 1x semana
O combate ao isolamento social eà solidão é um dos objectivos, promovendo a integração social e estratégias de autonomia, através da visita de uma técnica de intervenção social semanalmente.
Meta1 ● 3Implementar sistemas de proteção social - Qualidade de vida de Indíviduos
- 18pessoas 1x semana
Cidadãos com 55 ou mais anos residentes no concelho de Torres Vedras, são registados no Trampolim, acedendo a maior qualidade de vida em meio natural, evitando ou retardando a institucionalização.
Meta3 ● 4Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental - Apoio domiciliário
- 18pessoas 1x semana
O Trampolim é um acordo de parceria entre os parceiros Associação Incluir+ como entidade executora e o Município de Torres Vedras como entidade promotora e financiadora.
Meta17 ● 17Promover parcerias efetivas
Informações do projeto
- Promotor:
- Associação
- Nº pessoas alcançadas:
- 10 – 25
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação