Sistema de bicicletas partilhadas Eco-Bike
#Faro
#Instituição de ensino
#mobildade suave
#bicicletas
#ensino superior
O sistema de bicicletas partilhadas da Universidade do Algarve (Eco-bike) foi financiado pelo Fundo Ambiental, estando em atividade desde 2020. Contribui para a mobilidade suave, promovendo uma sociedade saudável e de baixo carbono, baseada em modelos de conduta sustentáveis. Conta com mais de 100 bicicletas tendo vindo a adaptar-se a uma procura crescente. As bicicletas são emprestadas por períodos de até seis meses, renováveis, ficando o requisitante responsável pela sua manutenção durante o empréstimo.
Desde a implementação, o número de viagens realizadas para a universidade em bicicleta duplicou reduzindo em 240 toneladas/ano as emissões de CO2 eq., de um total de 24 000 t CO2 eq./ano devidas à mobilidade na universidade.
Funciona em parceria com o projeto BikeMe do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa através do apoio à realização de workshops profissionalizantes e fornecimento de peças. As bicicletas da universidade são reparadas pelos alunos da Oficina.
Impactos
- Número de utilizadores
- 11000pessoas por ano
O universo de utilizadores é perto de 11000, entre estudantes e funcionários da instituição.
Meta12 ● 8Promover um entendimento global para estilos de vida sustentável - Redução das emissões de gases com efeito de estufa
- 240toneladas por ano
Contribui para reduzir em 240 toneladas/ano as emissões de CO2 eq., de um total de 24 000 t CO2 eq./ano devidas à mobilidade na universidade.
Meta13 ● 3Educação da população para as alterações climáticas
Informações do projeto
- Website:
- https://www.ualg.pt/ualg-eco-bike
- Promotor:
- Instituição de ensino
- Nº pessoas alcançadas:
- 5000 – 10000
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação