Sem Adubos - Sustentabilidade e Economia Circular

#Oliveira de Frades #Associação #agricultura #sustentabilidade #economia-circular
A Associação Sem Adubos continua a desenvolver um conjunto de ações com o objetivo de diminuir o impacto do isolamento (e solidão) da população mais vulnerável. O "Diagnóstico Social 2019 2023", identifica a Saúde (tendo como causa identificada os hábitos de vida, alimentares), o Envelhecimento e o Despovoamento como alguns dos principais problemas sociais. Também, a ausência de um Centro de Dia - próximo -deixa esta população ainda mais resignada e suscetível ao risco de doença física e mental. Continuamos a envolver esta população, através da participação ativa num conjunto de atividades relacionadas com o trabalho agrícola, de subsistência e de pequena escala. As hortas continuam a ser o mote para a consolidação de um processo transversal, intergeracional, que promove a troca de conhecimento e a importante construção e reforço de uma identidade. “Sem Adubos” é, como o nome indica, um excelente exemplo de uma "casa" orgânica, sustentável, extremamente fértil e saudável.
Impactos
N.º de Pequenos Produtores Apoiados
14
pessoas semana

Apoio à distribuição de hortofrutícolas produzidos em pequenas hortas de dimensão familiar e na estufa comunitária.

Meta
2 4
Sistemas sustentáveis de produção de alimentos e práticas agrícolas resilientes
N.º de Crianças a semear, plantar e colher nas Hortas Escolares
120
pessoas por mês

Construção de pequenos canteiros no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades destinados à plantação de legumes e pequenos frutos em ações realizadas pelos alunos.

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
N.º de Visitantes do Mercado
36
pessoas Semana

Pessoas que se deslocam ao Mercado Sem Adubos regularmente e que partilham preocupações com a (falta de) alimentação, o ambiente, a sustentabilidade e a economia circular.

Meta
2 1
Acesso universal a alimentos seguros e nutritivos
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
25 – 100
Estado de desenvolvimento:
A germinar