SeaShore ANGEIRAS
#Matosinhos
#Associação
A construção do "Portinho de Angeiras" foi concluída em 2020. Esta nova infraestrutura proporciona agora melhores condições de trabalho e segurança à comunidade piscatória de Angeiras. Assim, surge através da Associação Mutua dos Armadores de Pesca de Angeiras (AMAPA), um projeto que visa o desenvolvimento de atividades ligadas ao mar, às tradições da comunidade e das suas gentes. Em termos gerais o desenvolvimento deste projeto estimula a capacitação e criação de emprego local, numa perspetiva de sustentabilidade para a comunidade. É proposto um conjunto de viagens em embarcação, visitando vários pontos de interesse ao longo da costa do concelho de Matosinhos e ainda workshops temáticos, relacionados com a atividade piscatória. A par destas atividades, são propostas ações de formação dirigidas aos Pescadores e ações que promovam o acesso à Saúde, através de rastreios e campanhas de vacinação.
Impactos
- Diversificação de atividades associadas ao mar
- 16pessoas por ano
Estimulo à criação do próprio emprego ou emprego local. Número de embarcações: 4 Quantidade de pessoas envolvidas: 16 N.º de atividades por mês: 4 a 6 (dependendo das condições climatéricas)
Meta8 ● 3Promover políticas para apoiar a criação de empregos e o crescimento de empresas - Inclusão Social
- 100pessoas por mês
Inclusão social através da promoção etnográfica da comunidade piscatória. Ao promover-se a etnografia, estamos a mitigar a marginalização desta comunidade.
Meta10 ● 2Promover a inclusão social, económica e política universal
Informações do projeto
- Promotor:
- Associação
- Nº pessoas alcançadas:
- 5000 – 10000
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação