Saudinha

#Covilhã #Cooperativa #Saudinha #422 #Bairros Saudáveis #Bairro do Cabeço #Covilhã #CooLabora #saúde #desporto #qualidade de vida #qualificação do espaço exterior
O projeto pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cerca de 300 residentes no Bairro Social do Cabeço, Tortosendo, onde se inclui uma comunidade cigana. Do ponto de vista dos equipamentos comunitários, o bairro é marcado por uma extensa área impermeabilizada e pela ausência de espaços verdes e de lazer. Propomos a qualificação do espaço exterior, criando jardins, zonas de convívio, recreação e desporto que potenciem a dinamização da vida comunitária, a cidadania e estilos de vida saudáveis, capazes de conferir maior resiliência à população e de responder a dificuldades agudizadas pela pandemia Covid-19. Estes espaços comunitários qualificados e concebidos de forma participativa, irão diminuir as tensões oriundas na exclusão social e agravadas pelo confinamento. O envolvimento dos residentes neste processo reforçará o empoderamento das mulheres já que são elas quem mais se tem envolvido no melhoramento dos espaços comunitários em anterior intervenção da CooLabora.
Impactos
Educação ambiental
80
pessoas

Ações de sensibilização que promoveram a reflexão sobre o papel dos residentes do bairro nas causas das alterações climáticas, na proteção da biodiversidade e na proteção do território e da paisagem.

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Empoderamento das mulheres
95
pessoas

O processo de qualificação do espaço exterior reforçou o empoderamento das mulheres, já que foram elas quem mais se envolveu na melhoria dos espaços comunitários.

Meta
5 5
Garantir a participação total na liderança e na tomada de decisões
Melhoria da qualidade de vida
300
pessoas

A qualificação do espaço exterior do Bairro do Cabeço pretendeu contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus residentes, criando áreas de lazer, desporto e convívio.

Meta
11 7
Fornecer acesso a espaços verdes e públicos seguros e inclusivos
Promoção do sentido de comunidade e convívio
30
pessoas

O processo de qualificação do espaço exterior permitiu encontros entre os residentes, nomeadamente os idosos, promovendo o convívio e o sentido de comunidade e combatendo a solidão.

Meta
11 7
Fornecer acesso a espaços verdes e públicos seguros e inclusivos
Combate ao estigma do bairro social e estereótipos sobre as populações que lá residem
150
pessoas

Implicou-se a comunidade residente e não residente em eventos festivos, que permitiram a partilha de culturas, o diálogo intercultural e a vivência de momentos de festa.

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
Limpeza comunitária do Bairro do Cabeço
80
pessoas

Mobilização da população residente no Bairro do Cabeço para limpeza do espaço exterior. Sensibilização dos moradores para manutenção do espaço exterior limpo.

Meta
11 6
Reduzir o impacte ambiental negativo nas cidades
Desenvolvimento de competências pessoais e sociais
50
pessoas

A prática desportiva e a educação emocional pretendem contribuir para o aumento da concentração, da autoestima, da assertividade, do sucesso escolar e para a aprendizagem de regras de socialização.

Meta
4 4
Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso
Promoção do desporto e combate ao sedentarismo
50
pessoas

Promoção do desporto entre crianças e jovens, fomentando o gosto pelas práticas desportivas e hábitos de vida saudáveis e o combate ao sedentarismo, através de jogos e treinos desportivos.

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
Promoção da saúde e combate à desinformação
90
pessoas

Sessões de informação e workshops sobre diversas áreas que pretendem apelar a comportamentos saudáveis, a uma maior consciência para hábitos e estilos de vida preventivos de doença.

Meta
4 6
Literacia e numeracia universais
Erradicação da fome
70
pessoas

Ações de sensibilização sobre alimentação saudável e atribuição de vales de alimentação, a descontar num supermercado local, pela participação numa ação de limpeza conjunta do Bairro do Cabeço.

Meta
2 1
Acesso universal a alimentos seguros e nutritivos
Ações de prevenção da COVID-19
30
pessoas

Dinamização de sessões de informação e elaboração de cartazes pelos jovens residentes no Bairro do Cabeço para sensibilização de cuidados a ter para prevenção da COVID-19.

Meta
3 3
Erradicação de doenças transmissíveis
Informações do projeto
Promotor:
Cooperativa
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação