Reutilização de água residual urbana tratada para rega agrícola
No atual cenário de seca extrema/severa que o Algarve enfrenta, demonstra-se a viabilidade e as vantagens ambientais da reutilização do efluente urbano tratado para rega agrícola, numa lógica de circularidade integrando: água + energia + produção de citrinos + fluxos de carbono carbono. https://doi.org/10.3390/su141710715
Este projeto em curso, iniciou-se na ETAR Faro Noroeste e estende-se a várias ETAR urbanas do Algarve. É nosso objetivo responder aos ODS 6, 11, 12, 13, 14 e 15.
- Proteção dos ecossistemas aquáticos: redução do consumo de água subterrânea e de fenómenos de eutrofização
- 100% água reutilizadas por ano
A reutilização do efluente tratado da ETAR Faro Noroeste suprime 100% das necessidades destes pomares de citrinos evitando a captação de água subterrânea e a descarga de nutrientes na Ria Formosa.
Meta6 ● 3Melhorar a qualidade da água, tratamento de águas residuais e reutilização segura - Redução das emissões de carbono na produção agrícola
- Qtemissões reduzidas por ano
A reutilização do efluente tratado permite reduzir, consumos energéticos para o transporte de água e aplicação de fertilizantes síntese, e assim diminui signif, as emissões de carbono/kg citrinos.
Meta12 ● 2Gestão e uso sustentável dos recursos naturais
- Promotor:
- Instituição de ensino
- Nº pessoas alcançadas:
- 0 – 10
- Estado de desenvolvimento:
- A enraizar