R23 - Cocriação de uma intervenção para aumentar a adesão aos refeitórios escolares do 2º e 3º ciclo do ensino básico
#Benavente
#Outro
As refeições escolares contribuem para a promoção da alimentação saudável e sustentável. Porém, a partir do 2º ciclo, a adesão dos alunos ao refeitório é modesta. O projeto R23 teve como principal objetivo aumentar a adesão ao refeitório escolar e a satisfação com o almoço dos alunos do 2º e 3º ciclo das escolas de Benavente. Pretendeu ainda identificar os fatores que influenciam a escolha para almoçar no refeitório e estudar as associações entre a adesão ao refeitório e dados sociodemográficos, económicos, antropométricos e adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico (PAM).
A intervenção multicomponente, assente na cocriação, promoveu mudanças no serviço de refeições, no ambiente alimentar do refeitório e na ementa. Com a mobilização da comunidade escolar, o projeto obteve um aumento significativo de 23% na adesão ao refeitório e uma diminuição do desperdício alimentar de 21%, indicando um aumento na satisfação.
Impactos
- Aumento na adesão ao refeitório escolar
- 23%
Antes da implementação do projeto, a adesão ao refeitório escolar era baixa (20%). Com o R23, a adesão ao refeitório aumentou significativamente em 23%.
- Redução do desperdício alimentar
- 21%Meta12 ● 3Reduzir para metade o desperdício alimentar global per capita
Informações do projeto
- Promotor:
- Outro
- Nº pessoas alcançadas:
- 500 – 5000
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação