Quinta do Freixo - Integração sustentável de produção, transformação e turismo

#Loulé #Empresa
A Quinta do Freixo é uma exploração agrícola com uma área a rondar os 700 hectares, que produz em modo biológico há mais de 30 anos, tendo enveredado agora por um trajeto mais ambicioso do ponto de vista da sustentabilidade ambiental. A estratégia passa essencialmente por ter como ponto de partida um solo vivo, com elevada capacidade fotossintética, maior teor de matéria orgânica e logo maior capacidade de retenção de água, num conceito conhecido como solo-esponja. Para que se consiga este efeito, para além de se evitarem técnicas agrícolas degradativas como a mobilização de solo ou as monoculturas, procura-se uma diversidade de espécies e atividades capazes de originar um ecossistema mais resiliente. Essa abordagem levanta desafios do ponto de vista comercial e por isso o projeto integra também uma componente de turismo que visa ser a base de escoamento da produção. Na Quinta do Freixo procura-se uma integração de setores de atividade que gerem melhor ambiente e melhor qualidade de vida.
Impactos
Regeneração de solos
Área
Hectares por ano

Através de gestão de território através de pastoreio rotacional, pretende-se aumentar a vida no solo e logo a sua capacidade produtiva, de retenção de água e fotossíntética

Meta
15 3
Combater a desertificação e restaurar a terra degradada
Captura de Carbono
Peso
quilogramas por ano

Através de uma gestão em que se evita solo nu, promove-se a vida no solo, a taxa de fotossíntese e o aumento de matéria verde, o que no conjunto representa um volume considerável de carbono capturado.

Meta
13 1
Fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação a desastres relacionados com o clima
Alimentação saudável
Quantidade
quilogramas por ano

Com produção de frutos e vegetais em modo de produção biológico e usando recursos endógenos procura-se a obtenção de frescos de qualidade que são servidos no restaurante da quinta.

Meta
8 1
Crescimento económico sustentável
Partilha de resultados
1
publicação total

O modelo de gestão de território encontra-se é partilhado através do projeto "Adapt for grazing" Fac.Cie. da Univ. Lisboa e do projeto "Territórios sustentáveis" com a Universidade Algarve.

Meta
17 14
Maior coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável
Informações do projeto
Promotor:
Empresa
Nº pessoas alcançadas:
5000 – 10000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação