Programa de Voluntariado e Intercâmbio em Agroecologia
Focado na partilha de conhecimento e experiências, o Programa de Voluntariado e Intercâmbio visa capacitar e oferecer vivências práticas a todos os interessados, em especial a jovens, no âmbito da agricultura regenerativa e da transição agroecológica. É ainda um espaço aberto a estudantes e investigadores interessados em desenvolver conhecimento científico nestes temas.
O programa oferece apoio ao alojamento, mobilidade e alimentação. São-lhes asseguradas a integração na comunidade, a tutoria especializada e formação a atuar no Centro de Agroecologia ou nos projetos ligados à restauração.
Para muitos esta é também uma oportunidade para testar uma opção profissional diferenciada mas, acima de tudo, é um fator de atração para captar novos residentes temporários ou permanentes para o território, pois alguns voluntários vieram a fixar-se em Mértola por curtos ou longos períodos, aspeto essencial quando se considerar que este é um dos territórios rurais mais despovoados da Europa.
- Vivência e capacitação em atividade agrícola
- 60pessoas por ano
Os participantes do programa passam por um período de experiência que varia de 1 a 3 meses, onde exercem funções agrícolas baseadas em técnicas regenerativas.
Meta8 ● 6Promoção do emprego jovem, educação e formação - Intercâmbio cultural
- 300pessoas por ano
Muitos participantes são estrangeiros, vindos de diferentes países, partilhando com a comunidade as respectivas bagagens culturais, mas levam também consigo experiências culturais captadas em Mértola.
Meta10 ● 2Promover a inclusão social, económica e política universal - Integração em dinâmicas sustentáveis e regenerativas
- 60pessoas por ano
Desde a separação do lixo orgânico para a compostagem ao uso consciente da água na rega, os voluntários são incluídos em diferentes práticas sustentáveis e regenerativas adotadas pela associação.
Meta12 ● 8Promover um entendimento global para estilos de vida sustentável - Força de trabalho em projeto agroflorestal - âmbito ecológico
- 60pessoas por ano
Em um território a passar por desertificação, o reforço à equipa é bastante positivo no que toca o alcance das atividades. Com mais pessoas, mais se planta e mais se regenera o ecossistema local.
Meta13 ● 1Fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação a desastres relacionados com o clima - Força de trabalho em projeto agroflorestal - âmbito da produção alimentar
- 60pessoas por ano
A equipa de voluntariado exerce um papel fundamental na colheita e abastecimento da rede alimentar local com alimentos de origem biológica e regenerativa.
Meta8 ● 4Melhoria da eficiência dos recursos no consumo e na produção
- Website:
- https://terrasintropica.com/
- Rede social:
- https://www.instagram.com/terrasintropica/
- Promotor:
- Associação
- Nº pessoas alcançadas:
- 100 – 500
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação