PPABB - Programa da Pressão Arterial da Beira Baixa
#Castelo Branco
#Instituição de ensino
#Pressão Arterial
#literacia
#patologia cerebrocardiovascular
#prevalência
A hipertensão arterial é caracterizada como uma doença crónica que se manifesta através do aumento dos níveis de pressão nos vasos sanguíneos, levando a que o coração necessite de fazer um esforço maior para poder assegurar a circulação do sangue. A HTA é um dos fatores de risco que mais contribuiu para o desenvolvimento de doenças cerebrocardiovasculares, contudo este factor de risco é modificável.
No estudo desta patologia há já uma série de trabalhos e pesquisas que revelam que esta é uma doença presente em grande escala, afetando uma grande percentagem da população mundial, sendo que esta se apresenta em todas as classes sociais e faixas etárias, com predominância maior na faixa sénior da população. De notar que no caso da população portuguesa a taxa de incidência da HTA é de 42,2%.
Dado que é uma patologia tão presente, o estudo da mesma torna-se primordial e é uma ferramenta indispensável tanto para os profissionais de saúde como para a população em geral.
Com vista a contribuir para um maior conhecimento e recolha de informação referente à presença da HTA na região da Beira Baixa surge esta investigação que passa pela monitorização e avaliação de uma amostra de indivíduos da Beira Baixa.
O tipo de estudo é de caracter observacional, transversal e analítico, sendo a amostra requirida de forma aleatória. Posteriormente a avaliação através de inquéritos e medição da pressão arterial será feita a individuos com idade igual ou superior a 18 anos.




Impactos
- Nº de pessoas investigadas
- 11316pessoas fase 1 do projeto
A investigação decorre desde 2010 tendo sido estudadas 11316 pessoas na primeira fase. Atualmente na segunda fase com recolha aleatória por cluster já se conta com 7368 individuos estudados.
Meta3 ● 4Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
Informações do projeto
- Promotor:
- Instituição de ensino
- Nº pessoas alcançadas:
- ≥ 10000
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação