PIP -Prevenir, Incluir e Partilhar

#Porto #IPSS
A grande maioria dos/as destinatários/as deste projeto reside num contexto marcado pelo tráfico e consumo de estupefacientes, realidade noticiada muitas vezes. É intenção deste projeto, por um lado, oferecer atividades que ocupem os tempos livres de forma pedagógica, retirando tempo e espaço de convívio com este contexto, bem como realizar um acompanhamento individualizado a situações de crianças e jovens que já estejam sinalizadas. Para isso foram pensadas um conjunto de atividades que promovem a manutenção e/ou encaminhamento para estruturas de educação/formação/emprego, bem como ações que capacitem os/as participantes de informações relevantes sobre assuntos que, pela nossa prática de trabalho com este público, estes não possuem ou – pior – obtêm-nas de forma incorreta. São elas as questões relacionadas com o consumo de substâncias psicoativas, os direitos das crianças, etc. Do ponto de vista metodológico, o projeto tem 4 principais instituições que sinalizam situações de risco: os Agrupamentos de Escolas; a CPCJ, a DGRSP e a Associação de Pais. Uma vez efetuada a sinalização, é necessário perceber, em conjunto com a escola, a família e a criança/jovem que atividades, disponíveis em candidatura, mais se adequam à resolução do(s) problema(s) identificado(s), sempre num pressuposto de trabalho conjunto. Para isso foram pensadas um conjunto de atividades que respondam aos problemas identificados e, ao mesmo tempo, sejam uma mais valiapara toda a comunidade. Assim o projeto terá dois espaços de trabalho mais individualizado, dirigido às crianças, jovens e famílias. São eles: 1) Gabinete de ApoioPsicossocial - no qual é desenvolvido um plano de intervenção conjunto para dar resposta ao problema identificado, bem como realizado todo o acompanhamento do mesmo; 2) Mediação familiar - mediação e aconselhamento para famílias em situações de conflito, procurando a resolução de problemas e o fortalecimento dos laços familiares, estabelecendo pontes entre a família, a escola e outros dispositivos importantes na vida da criança/jovem; No que diz respeito às atividades de grupo , o projeto está estruturado em 8 atividades. São elas: 1) Cidadania Ativa - incentivar a participação ativa das crianças, jovens e comunidade, promovendo a consciencialização sobre direitos e deveres, bem como estimular o envolvimento em ações comunitárias e projetos sociais. Esta atividade decorrerá nas EB1 e EB 2,3, em período letivo; 2) Laboratório de Artes - promover a expressão criativa e artística, oferecendo atividades relacionadas com a pintura, teatro e outras formas de arte. Nesta oficina será dada continuidade aos temas trabalhados na Cidadania Ativa e serão desenvolvidas, sobretudo, no Centro de Iniciativa Jovem (Espaço da ADILO); 3)Laboratório Desportivo - estimular a prática de atividades físicas e desportivas, proporcionando espaços que incentivem um estilo de vida ativo e saudável. Desta atividade resultará o encaminhamento para 9 atividades disponibilizadas, em consórcio, pelo Boavista Futebol Clube e a criação de uma equipa de futebol feminino; 4) Quero é brincar! - realizar atividades lúdicas e recreativas nos recreios das EB 1, com o objetivo de promover a interação social e a diversão, prevenindo as situações de conflito existentes nestes espaços; 5) Escola Política - promover o conhecimento sobre processos políticos e de cidadania, incentivando a participação informada e responsável dos membros da comunidade nas decisões políticas locais. Desta atividade, é intenção do projeto, resultar a constituição de duas Associações de Estudantes nas duas EB 2,3 e a criação de uma Associação Juvenil de Imigrantes; 6) Estudar com método - proporcionar ferramentas e métodos de estudo eficazes para crianças e jovens, visando o apoio educacional e o desenvolvimento académico; 7) E-Liga-te - proporcionar acesso a ferramentas digitais, para reduzir a exclusão digital e promover a inclusão social. O programa desta atividade será efetuado em estreita relação com a ESE e desenvolvido no Centro de Inclusão Digital; 8) PIP Férias - organizar atividades recreativas e educativas durante as férias escolares, com o intuito de manter as crianças e jovens envolvidos e proporcionar momentos de lazer construtivo. Com este conjunto de atividades, interligadas entre si, pretende este projeto dar resposta aos problemas identificados, de forma gradual, participada e inovadora.
Impactos
Promover a igualdade de género
200
por mês

Ações de esclarecimento/sensibilização sobre a igualdade de direitos entre géneros.

Meta
5 1
Acabar com a discriminação contra as mulheres e meninas
Informações do projeto
Promotor:
IPSS
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
A enraizar