Percursos de Cidadania - Alfabetização Solidária e Literacias – Paranhos

#Porto #Associação #inclusão #cidadania #coesão social e territorial #cultura #solidariedade #participação
Alicerçado na experiência-piloto que desenvolveu nesta freguesia do concelho do Porto em 2019-2020, o Projeto "Percursos de Cidadania - Alfabetização Solidária e Literacia" visa contribuir para o reforço da coesão social e territorial de Paranhos, através da criação de oportunidades de participação educativa e social para pessoas adultas que desejam aumentar as suas qualificações e melhorar as suas competências. Para tal, o Projeto mobiliza uma rede de parceiros com sólida vinculação ao território local e ampla experiência de intervenção social e educativa de âmbito comunitário, unidos pelos princípios da solidariedade, da participação e do desenvolvimento. Dirigido a pessoas maiores de 18 anos, analfabetas ou com baixas competências de literacia, independentemente do seu nível de escolaridade, o Projeto pretende apoiar o desenvolvimento das competências hoje consideradas essenciais para responder aos desafios da vida contemporânea e aos propósitos de uma cidadania ativa e plena.
Impactos
Número de parceiros no território local na intervenção social e educativa de âmbito comunitário.
10
Instituições

Informação, sensibilização e mobilização de atores territoriais, criação do conselho de instituições copromotoras (CIP) para o combate do analfabetismo e promoção da literacia e outras competências essenciais.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Capacitação da população adulta.
25
pessoas 2 x semana

Promoção de competências das literacias para combate de analfabetismo literal, regressivo e funcional. Criação de Oficinas de alfabetização e literacias organizadas em função do perfil, competências e necessidades dos participantes.

Meta
4 6
Literacia e numeracia universais
promoção da literacia da saúde
50
pessoas por mês

Realização de iniciativas de informação e sensibilização e desenvolvimento de competências do autocuidado, prevenção primária e promoção do bem-estar.

Meta
3 8
Cobertura universal de saúde
Inclusão Digital
25
pessoas 2x semana

Em articulação com as outras dimensões do projeto, promoção e desenvolvimento de competências digitais.

Meta
9 c
Acesso universal às tecnologias de informação e comunicação
Arte, cidadania e desenvolvimento comunitário
300
pessoas

Práticas artísticas colaborativas dinamizadas em interface com as oficinas e a comunidade. Desenvolvimento de competências sociais e relacionais. Aprofundamento do conhecimento e relação com o território e o património.

Meta
11 4
Proteção do património cultural e natural
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
A enraizar