Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro

#Loulé #Fundação #Cultura #Biodiversidade #Sustentabilidade #Comunidade #Fundação Manuel Viegas Guerreiro
O Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro (PEB-MGG) é o primeiro a nível nacional exclusivamente dedicado à flora mediterrânica, acompanhado de tecnologia, através de códigos QR, que permitem descobrir mais sobre as espécies presentes. A obra, que ocupa uma área de hectare e meio, foi projetada por Fernando Santos Pessoa, integrando mais de uma centena de espécies, entre herbáceas e bolbosas, arbustos e árvores, algumas delas protegidas ou em vias de extinção. A consultoria científica é do conceituado biólogo Jorge Paiva. O jardim homenageia Manuel Gomes Guerreiro (1919-2000), primeiro secretário de Estado do Ambiente após o 25 de Abril e primeiro reitor da Universidade do Algarve. Percursor da ecologia em Portugal, foi um cientista e académico notável. O núcleo representativo da flora do PEB-MGG é capaz de resistir às alterações climáticas anunciadas há décadas. O PEB-MGG tem como parceiros a Câmara Municipal de Loulé e a Universidade do Algarve.
Impactos
Promover os valores identitários regionais e o conhecimento de personalidades naturais da aldeia que contribuíram para a Ciência
1800
pessoas por ano

O PEB-MGG complementa o ensino formal ao nível do património cultural e natural. Divulga saberes populares e científicos ligados à comunidade local e à Academia, que também convoca.

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Conhecimento sobre Floresta Mediterrânica, Sustentabilidade e Acção Climática
2000
pessoas por ano

Palco de visitas guiadas ou espontâneas onde, através de informação pessoal ou disponível em painéis e aplicação digital, capacita o visitante sobre a importância da Floresta na Acção Climática.

Meta
13 3
Educação da população para as alterações climáticas
Criação de habitats para insectos, batráquios, répteis, aves e pequenos mamíferos
2000
pessoas por ano

O PEB-MGG tem vindo a receber cada vez mais espécies de seres vivos, valorizando a biodiversidade, ao mesmo tempo que é veículo de informação para a sua salvaguarda e protecção.

Meta
15 5
Proteger a biodiversidade e os habitats naturais
Trabalho em rede: Potenciar o projecto, os seus resultados e alcançar um público mais vasto
500
pessoas por ano

O PEB-MGG tem vindo a somar parcerias e simpatizantes para a realização de iniciativas conjuntas no âmbito cultural, ambiental, pedagógico, académico e social.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Igualdade de oportunidades na decisão de gestão, organização e dinamização do PEB-MGG
50
pessoas por ano

O PEB-MGG, projecto colaborativo entre várias instituições e em articulação com outros organismos e associações, acolhe em paridade decisões e sugestões sem distinção de género.

Meta
5 5
Garantir a participação total na liderança e na tomada de decisões
Tolerância, multiculturalidade, respeito pelo outro e pela natureza conduzem à paz
2000
pessoas por ano

A cultura da Fundação e o desígnio do PEB-MGG contemplam um conjunto de princípios de respeito pela igualdade de direitos de todas as pessoas e comunidades na sua relação entre si e com o ambiente.

Meta
16 7
Garantir a tomada de decisão adequada, inclusiva e representativa
Promoção da alimentação sustentável
50
pessoas por ano

Ciência, sustentabilidade e proximidade ao restaurante localizado junto ao PEB-MGG são válidos ingredientes para a promoção de acções ligadas à alimentação mediterrânica com base em produtos regionais

Meta
2 3
Aumentar a produtividade e o rendimento dos pequenos produtores de alimentos
Informações do projeto
Promotor:
Fundação
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação