Payback Schools
Desde 2010 que a Associação Juvenil Transformers desenvolve o Projeto Payback Schools, visando ajudar crianças e jovens em risco de exclusão social a serem mais ativos civicamente através do talento e oportunidades que os motivem para participar na sua comunidade. Este projeto consiste num programa de voluntariado onde mentores dão aulas semanais de diferentes talentos (hip-hop, surf, poesia, entre outros) a grupos de aprendizes, que ao longo do ano letivo devem identificar um problema social na sua comunidade e resolverem esse problema com o talento que aprenderam (payback), promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Este projeto conta com uma metodologia codificada, reconhecida como Metodologia de Referência do Conhecimento pela Fundação Calouste Gulbenkian. Através de um modelo de impacto sistémico, já estivemos em 100 cidades portuguesas, através de 200 programas, 310 ações de payback e capacitação de mais de 800 mentores voluntários e 6000 aprendizes.
- Desenvolvimento de competências de liderança e criatividade
- 60%
60% dos aprendizes desenvolveram competências de liderança e criatividade
Meta4 ● 4Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso - Aumento do número de relações sociais significativas
- 74%
74% dos aprendizes mantém contacto com os amigos que fez
Meta4 ● 5Eliminar toda a discriminação na educação - Aumento do sentimento de pertença
- 58%
58% dos aprendizes aumentaram o seu sentimento de pertença e aceitação social
Meta10 ● 2Promover a inclusão social, económica e política universal - Promover a participação cívica nos aprendizes
- 77%
77% é a taxa de voluntariado entre aprendizes nos dois anos seguintes de projeto
Meta4 ● 7Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global - Definir objetivos para desenvolvimento pessoal de sucesso
- 80%
80% dos aprendizes afirma saber melhor o que fazer na vida
Meta8 ▶ bDesenvolver uma estratégia global para o emprego dos jovens - Reduzir o insucesso escolar
- 44%
44.3% é a diminuição da retenção escolar dos aprendizes 20% dos alunos com pelo menos uma classificação negativa diminuiu 30% de aumento na taxa de alunos sem resultados negativos no final do ano
Meta4 ● 5Eliminar toda a discriminação na educação - Aprendizes tornam-se mentores e completam o "full cycle"
- 23%
No ano de 2023 23% dos mentores do programa foram ex-aprendizes.
Meta1 ● 5Maior resiliência a desastres ambientais, económicos e sociais - Os aprendizes retribuem à comunidade com o talento que aprenderam
- 310Total
310 ações de payback no terreno desde o início do projeto
Meta17 ● 17Promover parcerias efetivas - Aumentar o número de aprendizes nas Escolas de Superpoderes
- 6000Total
6000 aprendizes desde o início do projeto
Meta16 ● 2Proteger as crianças dos abusos, exploração, tráfico e violência - Aumentar o número de voluntários
- 800Total
800 mentores voluntários desde o início do projeto
Meta10 ● 2Promover a inclusão social, económica e política universal
- Promotor:
- ONG
- Nº pessoas alcançadas:
- 5000 – 10000
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação