Moov + _E9G

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O Projeto Moov+ -E9G pretende dar resposta a um conjunto de necessidades psicossociais e educativas sentidas na Freguesia de Campolide. Apresenta-se como objetivo principal a promoção e a inclusão social de crianças e jovens, da Freguesia de Campolide, provenientes de contextos vulneráveis (bairros da Liberdade, Serafina e Bela Flor) e em risco de exclusão social, potenciando as suas competências pessoais, sociais e escolares através de um processo de educação não formal criativo e inovador e de um trabalho em parceria e integrado na comunidade. Pretende contribuir para a resposta às seguintes problemáticas do território: Crianças e jovens com fracas competências pessoais, sociais e cívicas; Indisciplina e fracos recursos de supervisão parental nos alunos mais vulneráveis, absentismo escolar; Situações de risco e criminalidade juvenil; desocupação.
Impactos
N.º de entidades envolvidas
11
Organizações

Foram envolvidas no projeto diversas entidades do território, tanto de forma contínua, como de forma pontual.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Coesão da comunidade educativa
62
pessoas por ano

Em colaboração com famílias, voluntários e parceiros, melhorou-se a horta pedagógica e o espaço verde de recreio de uma das escolas do agrupamento parceiro, com diversas estruturas e recursos.

Meta
4 a
Construir e melhorar escolas inclusivas e seguras
Crianças e jovens que participaram em atividades de melhoria de resultados escolares, promotoras do emprego ou promotoras de competências socioemocionais
93
pessoas Semana

Através de atividades de apoio ao estudo, sessões semanais na horta pedagógica e ainda sessões semanais de desenvolvimento de competências pessoais, emocionais, sociais e de empregabilidade.

Meta
4 4
Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso
Melhoria da qualidade dos espaços escolares
2
Espaços verdes pedagógicos e de lazer

No âmbito de uma ação de voluntariado com voluntários da C.G.D e comunidade escolar (famílias, crianças, direção da escola, equipa técnica do projeto) - baloiços, estação musical, árvores de fruto, etc

Meta
4 a
Construir e melhorar escolas inclusivas e seguras
Envolvimento de pessoas da terceira idade
6
pessoas

Criação de um coro comunitário do bairro (CCB), que promove a valorização pessoal e a integração social no território da população sénior e da população jovem do território. Destaca-se como 1.º momento intergeracional a preparação de uma curta sobre o 25 de abril.

Meta
10 3
Assegurar a igualdade de oportunidades e o fim da discriminação
Contribuição para melhoria dos resultados escolares, bem como desenvolvimento de métodos e técnicas de estudo
175
Horas

Apoio ao estudo com crianças e jovens que vivem ou estudam em territórios de intervenção prioritária, de regularidade semanal, com apoio de voluntários da ADM Estrela e da Cruz Vermelha Portuguesa.

Meta
4 6
Literacia e numeracia universais
Promoção de comportamentos de proteção e de regeneração da natureza
6
Sessões Semanal

Através da horta pedagógica, das melhorias aos espaços verdes numa das escolas parceiras, bem como de atividades práticas regulares com crianças e jovens no âmbito da sustentabilidade e regeneração.

Meta
15 1
Conservar e restaurar ecossistemas terrestres e de água doce
Informações do projeto
Promotor:
IPSS
Nº pessoas alcançadas:
25 – 100
Estado de desenvolvimento:
A enraizar