Monchique Solidário

#Monchique #Associação
A Espiral de Vontades - Associação de Apoio a Desfavorecidos, é uma instituição monchiquense de solidariedade e tem assumido como sua principal missão trabalhar em prol das pessoas e famílias em situação de desfavorecimento e vulnerabilidade social , de forma a diminuir o fosso de oportunidades e promover a sua integração na sociedade. Percurso da entidade: desde 2012 a dinamizar o Projeto Tampajuda, distribuindo equipamentos de ajudas técnicas e pagamento de terapias a crianças com deficiência de todo o Algarve com 45 benefeciarios; desde 2015 o Projeto Idosos em Movimento proporcionando apoios terapêuticos de Fisioterapia e Psicomotricidade a 139 idosos das 3 freguesias do concelho; em 2017 a dinamização Loja Social colmatando as necessidades básicas da população mais carenciada; em 2017 a criação do Banco de Ajudas Técnicas que visa a angariação e empréstimo de materiais e equipamentos ortopédico; em 2018 a elaboração da Maior Manta do Mundo que visa colocar o nome de Monchique e Portugal no livro de Recordes do Guiness, com uma vertente solidária importante, não só por promover o envelhecimento ativo como no final serem distribuídas pela população mais carenciada; em 2021, a criação da Sala Sensorial com o Apoio do prémio BPI Fundação La Caixa Rural 2020, que proporciona á comunidade terapias inovadoras; 2023 candidatura PDR2020 transformação do espaço aumentando a resposta das terapias.
Impactos
Tampajuda
25
pessoas por ano

O projeto Tampajuda que recolhe materiais recicláveis como tampas de plástico, rolhas e caricas que são entregues para reciclagem para aquisição de materiais ortopédicos e pagamento de terapias vitais a crianças com deficiência de todo o Algarve. Este projeto é apoiado pelo Município de Monchique , Resialentejo, bem como pela Ribasaco no fornecimento dos big bags de transporte. A associação tem 2 funcionários apoiados pelo IEFP para a separação de tampas através do trabalho socialmente necessário. Apoiamos 12 crianças com o pagamento de terapias no valor de 3000,00 euros mensais.

Meta
1 3
Implementar sistemas de proteção social
Loja Social
100
pessoas por ano

A Loja Social, espaço aberto ao público em geral com diferentes valências. A costura, a roupa em segunda mão, o mobiliário, pequenos electrodomésticos e o banco de Ajudas Técnicas. A Loja Social, vem colmatar as necessidades da população mais carenciada do concelho, distribuindo de forma gratuita bens essenciais descritos anteriormente. Para a restante população a loja vende bens em segunda mão a preços baixos. O Banco de Ajudas Técnicas constituído por camas articuladas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andarilhos, canadianas - servem a população de Monchique com o empréstimo destes materiais. Este projeto é apoiado pelo Município de Monchique, pela empresa Emma que nos doa colchões e pela Resialentejo. Temos cerca de 50 famílias beneficiárias da Loja Social e 15 famílias, neste ano, a ser apoiados com o empréstimo de ajudas técnicas.

Meta
1 1
Erradicar a pobreza extrema
Sala Sensorial
175
pessoas por ano

O projeto, mais recente, Sala Sensorial que foi criado em 2021 com o apoio do Prémio BPI Fundação la Caixa Rural 2020. Este espaço serve a população mais vulnerável do meio rural e concelhos próximos, com uma sala inovadora que através dos sentidos potencia as terapias facultadas. Por outro lado, complementando a intervenção clínica e de reabilitação existente no Projeto Idosos em Movimento. Têm vindo a ser desenvolvidas atividades terapêuticas e não terapêuticas para as diferentes faixas etárias, com diferentes diagnósticos desde a deficiência, autismo ou demência. As sessões terapêuticas são maioritariamente individuais. Temos desenvolvido sessões com grupos vulneráveis em parceria com outras instituições como é o caso das crianças do Centro de Desenvolvimento Pediátrico do CHUA, das crianças e Jovens do Projeto Fica da Teia de Impulsos, dos jovens acompanhados na APPDA ou na UNIR. Este projeto foi apoiado pelo BPI Fundação La Caixa Rural 2020 tendo o seu término no mês de Março de 2022. Apoiado pelo Município de Monchique e pela Resialentejo.

Meta
3 8
Cobertura universal de saúde
Idosos Em Movimento
139
pessoas por ano

O Projeto Idosos em Movimento apresenta uma intervenção clínica e de reabilitação nas áreas da Fisioterapia e da Psicomotricidade nas 3 freguesias do Concelho de Monchique.

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
Maior Manta do Mundo
2500
pessoas 3 anos

Criação da maior manta do mundo em crochet, envolvida a comunidade local, regional e inclusivamente nacional. Após o prémio o fim é solidário, doando essas mantas a pessoas institucionalizadas, carenciadas.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
25 – 100
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação