Mercearia Social
De forma a evitar o desperdício alimentar, e apostando na inovação da resposta social, bem como na promoção das capacidades de organização e gestão financeira, aperfeiçoou-se a resposta de Banco Alimentar, passando o mesmo a funcionar como Mercearia Social.
Através desta nova resposta os indivíduos são cada vez mais valorizados e tidos em conta no processo de seleção dos produtos, contribuindo para a sua autonomização. Ao mesmo tempo, a família é desafiada nas áreas da responsabilidade, da organização e gestão do orçamento familiar.
Semanalmente os beneficiários têm à sua disposição uma variedade de produtos, alimentares e não alimentares, que estão devidamente categorizados por um valor crédito, existindo limites máximos para a sua seleção consoante o stock existente. Por sua vez, mediante a composição do agregado familiar é entregue a cada família um cartão com um valor total de créditos, que varia entre os 20 e os 30, que deverão utilizar de modo a satisfazer as suas necessidades.
- Número de beneficiários
- 112Beneficiários SemanalMeta2 ● 1Acesso universal a alimentos seguros e nutritivos
- Recolha de Excedentes Alimentares
- 3Entidade
Diariamente e semanalmente recebemos excedentes alimentares de três superfícies comerciais (Banco Alimentar Contra a Fome, Pingo Doce, Lidl) que compõe a Mercearia Social
Meta12 ● 3Reduzir para metade o desperdício alimentar global per capita
- Promotor:
- IPSS
- Nº pessoas alcançadas:
- 100 – 500
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação