Lousã Activa - CLDS 4G

#Lousã #Associação
O projeto tem a ambição de promover, de forma sistémica e em parceria, medidas de combate às situações de exclusão social, de forma a aumentar os níveis de coesão social do concelho. O Plano de Ação foi pensado tendo em conta o enquadramento das orientações estratégicas subjacentes ao vasto conjunto de políticas locais do Plano de Desenvolvimento Social (PDS) do concelho da Lousã. Foi assim desenhado um Plano de Ação que ambiciona ser uma resposta global e diferenciadora às problemáticas identificadas nesses documentos. Pretende-se trabalhar em domínios distintos daqueles que já têm intervenção no concelho e numa perspetiva de estimular o intuito basilar do PDS, isto é, uma intervenção em rede como um “motor dos processos de desenvolvimento social local”. A intervenção preconizada tem por base um dos princípios do PDS que refere “a participação ativa e concertada dos atores interessados, considerando o combate à pobreza e exclusão social como uma das principais áreas de intervenção contempladas, privilegiando-se o desenvolvimento de respostas integradas e integradoras” (PDS 2019-2021). Podemos então dizer que este Plano de Ação tem como objetivo possibilitar o alargamento de respostas socioeducativas, quer ao nível institucional, quer ao nível de serviços sociais, respondendo a algumas das áreas gerais de intervenção que o mesmo preconiza e que entroncam nos eixos de intervenção deste Plano de Ação, tais como “educação e qualificação socioeducativa na família e na parentalidade”; “intervenção junto de grupos vulneráveis” e “participação cívica e cidadania”.
Impactos
Intervenção Familiar e parental, preventiva da pobreza infantil (Ações dirigidas, prioritariamente, aos agregados familiares de baixos rendimentos com crianças, com o propósito de os apoiar.)
302
pessoas total (3 anos)

Programas de treino de competências parentais, pessoais e sociais, ações de capacitação para a gestão do lar, mediação de conflitos familiares e intervenção em crianças e jovens com comportamentos desviantes.

Meta
1 1
Erradicar a pobreza extrema
Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários
249
pessoas Total (3 anos)

Estratégias para a promoção da organização dos habitantes em prol dos circuitos curtos de produtos locais; sensibilizar as crianças e as suas famílias, para a importância do consumo de produtos agrícolas de origem local.

Meta
15 5
Proteger a biodiversidade e os habitats naturais
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação