Letras Prá Vida

Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) Rua Dom João III – Solum,

Coimbra, 3030-329

×

Letras Prá Vida

Oficina de alfabetização em Vila Nova de Poiares

Oficina de alfabetização em Condeixa

Teclas Prá Vida em Almalaguês

Letras Prá Vida em Lapa dos Dinheiros, Seia

Leitura das notícias e do mundo

A alegria de aprender

Literacia para e com os media

Equipa multidisciplinar

#Coimbra #Instituição de ensino #Alfabetização de adultos #Literacias #alfabetização com o coração #inclusão social #empoderamento #Paulo Freire
O projeto de intervenção comunitária Letras Prá Vida é desenvolvido, desde 2015, e é coordenado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Encontra-se em diversos territórios da zona centro do país, com 17 grupos, 180 participantes, com idades entre os 20 e os 95, maioritariamente mulheres. Mobiliza mais de 50 colaboradores e 30 parceiros, entre instituições de ensino superior, municípios, associações e instituições de solidariedade social. Com oficinas de alfabetização, as Letras Prá Vida; de literacia digital, as Teclas Prá Vida; e de Músicas Prá Vida, que procuram responder às especificidades dos mais idosos, explorando o potencial socioeducativo da música. Além das diferentes literacias, as oficinas contribuem para o diálogo intergeracional, a igualdade de oportunidades de aprendizagem, o empoderamento, a inclusão social, o combate à solidão e ao isolamento, o envelhecimento ativo, a participação cívica, a cidadania democrática e a educação para a saúde.
Impactos
Educação ao longo da vida
200-500
pessoas por ano

Promoção da educação de adultos para todos(as), divulgar boas práticas no âmbito da educação de adultos em Portugal e celebrar a alegria e o poder de aprender ao longo da vida.

Meta
4 5
Eliminar toda a discriminação na educação
Empoderamento das mulheres
100-200
pessoas por ano

Promoção da igualdade de oportunidades, de inclusão, de participação ativa, auto capacitação, autoestima e autoeficácia das mulheres.

Meta
5 b
Promoção do empoderamento das mulheres através do uso tecnologias
Redução das desigualdades
50-100
pessoas por ano

Inclusão das minorias étnicas e migrantes.

Meta
10 3
Assegurar a igualdade de oportunidades e o fim da discriminação
Envolvimento dos parceiros
30 - 50
Entidades parceiras por ano

Consolidação das parcerias estabelecidas e criação de novas parcerias, entre instituições de ensino superior, municípios, associações e instituições de solidariedade social.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Informações do projeto
Promotor:
Instituição de ensino
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação