Letras Prá Vida

#Coimbra #Instituição de ensino #Alfabetização de adultos #Literacias #alfabetização com o coração #inclusão social #empoderamento #Paulo Freire
O projeto de intervenção comunitária Letras Prá Vida é desenvolvido, desde 2015, e é coordenado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Encontra-se em diversos territórios da zona centro do país, com 17 grupos, 180 participantes, com idades entre os 20 e os 95, maioritariamente mulheres. Mobiliza mais de 50 colaboradores e 30 parceiros, entre instituições de ensino superior, municípios, associações e instituições de solidariedade social. Com oficinas de alfabetização, as Letras Prá Vida; de literacia digital, as Teclas Prá Vida; e de Músicas Prá Vida, que procuram responder às especificidades dos mais idosos, explorando o potencial socioeducativo da música. Além das diferentes literacias, as oficinas contribuem para o diálogo intergeracional, a igualdade de oportunidades de aprendizagem, o empoderamento, a inclusão social, o combate à solidão e ao isolamento, o envelhecimento ativo, a participação cívica, a cidadania democrática e a educação para a saúde.
Impactos
Educação ao longo da vida
200-500
pessoas por ano

Promoção da educação de adultos para todos(as), divulgar boas práticas no âmbito da educação de adultos em Portugal e celebrar a alegria e o poder de aprender ao longo da vida.

Meta
4 5
Eliminar toda a discriminação na educação
Empoderamento das mulheres
100-200
pessoas por ano

Promoção da igualdade de oportunidades, de inclusão, de participação ativa, auto capacitação, autoestima e autoeficácia das mulheres.

Meta
5 b
Promoção do empoderamento das mulheres através do uso tecnologias
Redução das desigualdades
50-100
pessoas por ano

Inclusão das minorias étnicas e migrantes.

Meta
10 3
Assegurar a igualdade de oportunidades e o fim da discriminação
Envolvimento dos parceiros
30 - 50
Entidades parceiras por ano

Consolidação das parcerias estabelecidas e criação de novas parcerias, entre instituições de ensino superior, municípios, associações e instituições de solidariedade social.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Informações do projeto
Promotor:
Instituição de ensino
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação