Jardins Terapêuticos

#Mértola #Associação #alterações climáticas #plantas terapêuticas #transição agroecológica #isolamento social #ação coletiva

Projeto-piloto de mitigação para a falta de sociabilidade e passividade da população sénior, agravadas pelas medidas de confinamento e distanciamento social impostas pela pandemia COVID. O projeto parte do potencial ocupacional e terapêutico dos espaços de jardim e da prática de jardinagem para promover a pro-atividade (física, cognitiva e emocional) quer no espaço restrito da casa, quer no contexto comunitário de proximidade do “monte” em que a população-alvo reside.

Em nove localidades, propõe-se um modelo onde toda a comunidade é chamada a participar - da implementação de um novo jardim a um conjunto de actividades a decorrer ao longo do ano - fazendo pontes entre o passado e o futuro, a cultura herdada e a cultura visionada. Cada jardim, bem como as pessoas que contribuem para o seu cuidado, assumem-se como recursos comunitários, dando corpo aos processos terapêuticos e regenerativos que urge implementar. Plantar e celebrar quem cuida é o mote deste projeto!

Impactos
Promoção contextos de motivação e valorização da auto-estima da população idosa no concelho, através do reconhecimento e promoção de jardins e pessoas inspiradoras.
150
pessoas

O jardim é assim apresentado como um recurso de saúde, um espaço de criação, de terapia os/as seus/suas mentores/as, considerados/as inspiradores exemplos de pro-atividade.

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
Dinamização de iniciativas mobilizadoras da ação coletiva participativa e transformadora
150
pessoas

Implementação e dinamização, por processos colaborativos, de 9 jardins terapêuticos (1 por freguesia), entendidos como espaços motivadores da ação coletiva, pertença, sociabilidade e interação humana.

Meta
11 7
Fornecer acesso a espaços verdes e públicos seguros e inclusivos
Capacitação das comunidades locais para a ação coletiva colaborativa, com vista à co-criação ou reforço de redes de solidariedade primárias prestadoras de cuidados sociais entre pares
150
pessoas

Ensaio de redes de solidariedade primárias capazes de providenciar, em contextos mais isolados, um sem número de serviços de apoio (social, logístico, emocional)

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
Promoção atividades indutoras de um envelhecimento ativo e saudável
150
pessoas

Promoção de um conjunto de atividades junto da população idosa e comunidade envolvente, promovendo a partilha dos saberes locais, e a criação de pontes entre o passado e o futuro visionado.

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
Promoção da regeneração biofísica do território: do espaço comunitário ao contexto envolvente
9
Jardins

Ensaio de soluções de regeneração dos ecossistemas - num território particularmente vulnerável aos fenómenos das alterações climáticas e a caminho da desertificação - pela implementação de 9 jardins.

Meta
15 3
Combater a desertificação e restaurar a terra degradada
Acolhimento e integração de comunidades migrantes
7
pessoas

A implementação dos jardins conta com a ajuda de um grupo de refugiados acolhidos no território, reforçando as competências pessoais e procurando assegurar a possibilidades de integração no território

Meta
10 3
Assegurar a igualdade de oportunidades e o fim da discriminação
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em semente