Guardiãs do Mar

#Évora #ONG #pescadoras #guias marinhas #sensibilização #lixo marinho

As Guardiãs do Mar são mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado que colaboram com a Ocean Alive na proteção das pradarias marinhas. Hoje são 18. Têm um papel catalisador na transformação de comportamentos dos seus pares, necessária à eliminação das 3 ameaças que a comunidade local coloca a este habitat: o lixo da mariscagem, as âncoras e a pesca destrutiva.

A Ocean Alive tem como meta beneficiar a alteração de comportamentos desenvolvendo um selo de certificação de boas práticas que visa proporcionar um rendimento acrescido na venda do peixe e marisco desta comunidade.

As Guardiãs do Mar participam em todas as atividades da Ocean Alive.

Através de um programa de capacitação, criámos novas profissões e funções que valorizam a sua sabedoria e história de vida e lhes conferem um rendimento complementar.

As pescadoras são guias marinhas do programa educativo e experiências marinhas, são agentes de sensibilização da campanha Mariscar SEM Lixo e monitoras das pradarias marinhas em projetos com os cientistas.

Impactos
Sensibilização de membros da comunidade piscatória
6251
pessoas

A nossa ação desenrola-se através de um programa de educação marinha, de campanhas de sensibilização e de um programa de monitorização e avaliação de impacto do projeto nas pradarias marinhas. Tem como objetivo proteger as pradarias marinhas envolvendo mulheres da comunidade piscatória Guardiãs do Mar.

Meta
14 2
Gestão sustentável e proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros
Ações de limpeza do estuário - Mariscar SEM Lixo
3
ações por mês

Ações mensais de limpeza do estuário do Sado com voluntários e uma rede de agentes locais para implementar soluções que evitam o plástico no oceano (através da sensibilização, da valorização do plástico e de outros resíduos recicláveis e da colocação de contentores nos locais de mariscagem). Esta campanha iniciou-se em 2016.

Meta
14 1
Reduzir a poluição marinha
Informações do projeto
Promotor:
ONG
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação