Guardiãs da Terra

#Gouveia #Associação #guardiãs natureza #pesca #conservação pradarias marinhas

A Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural, a implementar em sete áreas protegidas do país, tem como objetivo promover o envolvimento e a capacitação de mulheres como guardiãs da natureza e defensoras da sustentabilidade do mundo rural e litoral.

O envolvimento e capacitação das mulheres como guardiãs e defensoras da sustentabilidade no meio rural é um elemento incontornável para a concretização de um modelo de desenvolvimento assente na valorização do território e dos valores naturais.

O projeto irá desenvolver-se em territórios que incluem áreas inseridas na Rede Nacional de Áreas Protegidas, sendo que na Reserva Natural do Estuário do Sado, e o plano é implementado com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal e as guardiãs ficam ligadas à pesca ou à conservação das pradarias marinhas.

O projeto, promovido pela Business As Nature e financiado pelo Fundo Ambiental e pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, permite igualmente que as mulheres desenvolvam o próprio negócio ou atividade profissional nas áreas protegidas.

O papel de uma guardiã da natureza centra-se na implementação de projetos de intervenção no meio rural, especialmente em áreas protegidas, e que possam ser dinamizadoras locais da regeneração, recuperação e conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

As mulheres escolhidas devem, igualmente, querer divulgar os seus produtos ou serviços, ter capacidade de comunicação, dinâmica, capacidade de liderança e ser corajosas, resilientes e persistentes.

Impactos
Envolvimento guardiãs da natureza Estuário do Sado
12
pessoas
Meta
14 2
Gestão sustentável e proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação