Espaço Saúde 360º Algarve (ES360º Algarve)

#Faro #IPSS #Literacia em Saúde #Promoção da Saúde e prevenção da doença #Coesão social e territorial
O ES360º Algarve resultou de uma candidatura da Plataforma Saúde em Diálogo ao Programa Operacional Regional do Algarve e Portugal Inovação Social, com o apoio de cinco investidores sociais. Aproveitando a experiência de mais de 11 anos da equipa no terreno junto da população idosa, e considerando as características geográficas, sociodemográficas e os indicadores de saúde, avançamos com a candidatura com o objetivo de combater um problema social com elevada prevalência nacional e regional - a iliteracia em saúde. Trata-se de uma iniciativa social inovadora de proximidade que promove a literacia em saúde em idosos vulneráveis (com doença crónica, baixa escolaridade e dificuldades socioeconómicas), através de um conjunto de atividades que lhes permitem adotar comportamentos promotores da saúde e preventivos da doença e adquirir competências para navegar no sistema e tomar decisões em saúde de autonomamente. No final é avaliado o impacto da intervenção na qualidade de vida de cada idoso.
Impactos
a meta definida para o projeto foi um incremento de 5% numa das dimensões da qualidade de vida (física, psicológica, social ou ambiental) medida através da utilização de um instrumento específico (WHOQOL-BREF), na população intervencionada (500 utentes), de forma a avaliar o seu impacto. A entidade avaliadora, no relatório final avaliação de impacto social deste projeto em junho de 2023, demonstrou empiricamente que o projeto gera um incremento superior a 10% em todas as dimensões da escala de qualidade de vida (física, psicológica, social ou ambiental) e teve uma taxa de execução – 99,87%. Atualmente o projeto conta com 827 utentes, tendo sidas estabelecidas 51 parcerias nos sete concelhos onde o projeto se encontra implementado e, até à data, foram realizadas 1616 atividades:  413 sessões de atividade física;  323 sessões de yoga;  559 sessões/workshops de nutrição;  140 sessões de estimulação cognitiva;  25 sessões “Saúde em Dia”;  20 sessões “’Vou navegar pela minha saúde e conhecer os meus direitos’’; (sessões individuais e em grupo);  120 atendimentos individuais (apoio social);  16 “Encontros com Associações de Doentes”;  1159 Atendimentos psicossociais individuais;  74 serviços de revisão terapêutica (farmácias). A elevada adesão e satisfação dos utentes com as atividades, vem reforçar a importância do projeto para as comunidades, como forma de promover a inclusão social, combater o isolamento, promover a autonomia dos cidadãos e a coesão territorial. Após esta primeira fase, pretendemos expandir o projeto, replicando-o em outros concelhos da região algarvia e a outros pontos do território, em particular nos territórios de baixa densidade populacional. Aguardamos a abertura de candidaturas do POISE (Parcerias para a inovação social – idosos).
827
pessoas semanal

A entidade avaliadora demonstrou empiricamente que o projeto gera um incremento superior a 10% em todas as dimensões da escala de qualidade de vida e teve taxa de execução – 99,87%.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Informações do projeto
Promotor:
IPSS
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
A enraizar