Escola Oficina

#Vila Nova de Gaia #Empresa #Economia circular #integração social #capacitação #sustentabilidade ambiental.
A Escola Oficina foi criada com o propósito de criar pontes para o emprego, através da capacitação de pessoas desempregadas, bem como o desenvolvimento de novas tarefas profissionais que visam a sustentabilidade ambiental, a economia circular, e a rentabilidade económica das famílias. Práticas de cidadania conscientes, a sustentabilidade do desenvolvimento económico, a integração social qualificada e a oportunidade de integração no mercado de trabalho, constituem o universo de objetivos inerentes ao projeto. O projeto divide-se em duas grandes áreas: a capacitação e a oficina. A primeira possibilita a aquisição de conhecimento, a (re) qualificação e a certificação profissional na área de costura e cartonagem. A segunda, oferece a oportunidade dos participantes, colocarem em prática os conhecimentos adquiridos no âmbito da capacitação e iniciarem projetos em contexto real de trabalho, que se traduzam na transformação de lixo e desperdício, em produtos finais e de valor acrescentado.
Impactos
Pessoas atendidas no ano de 2020 pelo projeto Escola Oficina
936
pessoas por ano

A população residente na Área Metropolitana do Porto procurou o projeto, no âmbito da capacitação na área da economia circular, e no âmbito da formação, aumento de escolaridade e da empregabilidade.

Meta
8 5
Pleno emprego e trabalho decente com remuneração igual
Artigos realizados com lixo e desperdicios em 2020, através do conceito da economia circular
23.000
Artigos por ano

Os artigos são realizados pelos beneficiários do projeto cuja matéria prima, que é considerada lixo e desperdício, oriunda do tecido empresarial da AMP. Execução do conceito de upcycling e ecodesign.

Meta
12 5
Reduzir significativamente a produção de resíduos
Pessoas orientadas para integração no programa de capacitação e oferta formativa, durante o ano de 2020
240
pessoas por ano

Pessoas orientadas para integração no programa de capacitação e de oferta formativa do projeto, com vista à (re)qualificação profissional, ao aumento de escolaridade e à integração profissional.

Meta
8 6
Promoção do emprego jovem, educação e formação
Pessoas encaminhadas para integração laboral, durante o ano de 2020
200
pessoas por ano

Pessoas desempregadas e empregadas em situação de precariedade laboral, procuram o projeto, no âmbito do acompanhamento e encaminhamento para ofertas de emprego com vista à integração laboral.

Meta
1 1
Erradicar a pobreza extrema
Contactos com o tecido empresarial da Área Metropolitana do Porto
438
Empresas por ano

Divulgação do projeto pelo tecido empresarial com vista à cedência de lixo/desperdícios, captação de ofertas de emprego para responder às necessidades dos beneficiários do projeto e das empresas.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Informações do projeto
Promotor:
Empresa
Nº pessoas alcançadas:
5000 – 10000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação