Escola Inclusiva - Instituto Politécnico de Viana do Castelo

#Viana do Castelo #Instituição de ensino #Aprendizagem em Serviço #Co construção #Sustentabilidade
A Escola Inclusiva, projeto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tem como objetivo construir uma rede colaborativa de parceiros que permita aos e às estudantes a participação na construção e desenvolvimento de projetos sociais, articulando-os com os planos de estudos e as necessidades da comunidade envolvente na ótica da aprendizagem-serviço. Para as Escolas, as práticas de responsabilidade social são parte integrante de sua cultura organizacional e significam maior proximidade e participação na comunidade. O IPVC está empenhado em promover um ensino socialmente responsável, através da formação de profissionais/cidadãos de excelência, conscientes e solidários com os problemas sociais. Para o/a estudante, o envolvimento nessas iniciativas agrega valor à sua formação técnica, ao mesmo tempo que enriquece o seu desenvolvimento pessoal. Esta politica assume uma particular importância atendendo ao perfil de estudante do IPVC, promovendo o sucesso educativo, o combate ao abandono e promovendo a empregabilidade.
Impactos
Número de projetos
25
por ano

Projetos de Aprendizagem em Serviço desenvolvidos no âmbito das unidades curriculares das seis escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Número de estudantes envolvidos nos projetos ApS
256
por ano
Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Número de Instituições Parceiras
22
por ano

Instituições parceiras lançam desafios/problemas que são abraçados por estudantes e professores que desenvolvem soluções para os desafios propostos.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Informações do projeto
Promotor:
Instituição de ensino
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação