Divertir com o Saber
#Vila Nova de Gaia
#Empresa
Trata-se de um projeto socioeducativo promovido e dinamizado pela Unidade de Ação Social da Gaiurb, EM. Abrange crianças residentes nos empreendimentos sociais do Município que frequentam o pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do EB. Tem como principal objetivo proporcionar o acesso a espaços alternativos de aprendizagem, permitindo uma (re) descoberta de saberes de âmbito interdisciplinar, com especial enfoque na área da matemática, onde os alunos têm mais dificuldades de aprendizagem. Apresenta-se assim como uma oportunidade para minimizar as dificuldades sentidas pelas crianças na matemática, estimulando o gosto pelo conhecimento e pela escola. O xadrez, como importante ferramenta pedagógica integrou o Projeto há 5 anos letivos atrás e tem como principais objetivos proporcionar às crianças e jovens resultados ao nível do desenvolvimento cognitivo, potenciando a capacidade de raciocínio lógico-matemático, a criatividade e imaginação na resolução de problemas do dia a dia.
Impactos
- N.º de crianças com aproveitamento escolar
- 100pessoas por ano
São desenvolvidas várias atividades e tarefas por forma a ir ao encontro das principais dificuldades das crianças, com vista a que cada uma tenha aproveitamento e sucesso escolar.
Meta4 ● 6Literacia e numeracia universais - N.º de crianças com apoio ao nível da saúde visual
- 30pessoas por ano
O Projeto integra uma valência no âmbito da saúde visual - "Ver bem para Aprender melhor", proporcionando o acesso a consultas e aquisição de óculos de forma gratuita para todas as crianças.
Meta3 ● 8Cobertura universal de saúde - N.º de crianças abrangidas em Atividades nas Pausas Letivas
- 100pessoas por ano
Disponibilizado um Programa de Atividades Lúdicas, Pedagógicas, Desportivas e Culturais em articulação com várias entidades sociais com trabalho desenvolvido no Município, a titulo gratuito.
Meta1 ● 4Igualdade de acesso à propriedade, serviços básicos, tecnologia e recursos económicos
Informações do projeto
- Promotor:
- Empresa
- Nº pessoas alcançadas:
- 100 – 500
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação