Cuidar Carrazeda: saúde mental em contexto de pandemia

#Carrazeda de Ansiães #ONG
Este projeto, com duração estimada de 9 meses, dirige-se à comunidade do território de Carrazeda de Ansiães, através de uma intervenção no âmbito dos eixos social e da saúde. Considerando o contexto pandémico atual, procura-se diminuir as limitações impostas pela interioridade, no acesso aos cuidados de saúde mental, decorrente da falta de condições na mobilidade e transporte; número de pessoas idosas e pessoas portadoras de doenças crónicas em risco de Covid-19; número de idosos em exclusão social, isolamento ou abandono; pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral; pessoas com poucos anos de escolaridade; pessoas abrangidas por prestações e apoios de ação social. Esta candidatura pretende colmatar estas lacunas, numa região deficitária no âmbito da intervenção na saúde mental à população, abrangendo a prevenção e a intervenção clínica e social, facilitando o acesso aos cuidados de saúde mental.
Impactos
Nº de Pessoas com perturbação neurodegenerativa apoiadas
29
pessoas --

Visitas domiciliárias às pessoas com doenças crónicas neurodegenerativas e com patologia mental crónica, as quais já profundamente estigmatizadas que sentiram a pandemia como agravamento do seu isolamento.

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
Nº de pessoas em Intervenção Clínica apoiadas
98
pessoas --

Destinado a crianças, jovens e adultos. Avaliação e psicodiagnóstico; Intervenção Clínica psicológica com pessoas em situação de risco, exclusão ou vulnerabilidade. social.

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
Informações do projeto
Promotor:
ONG
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
A enraizar