Coobi - Cooperativa de bicicletas

#Lisboa #Associação #Coobi Cooperativa de Bicicletas

A Coobi resulta de uma iniciativa de inovação social liderada por residentes de Lisboa que pretendem, face a diversas problemáticas societais emergentes, disponibilizar serviços de estafeta com utilização da bicicleta como meio de transporte exclusivo.

Este factor de diferenciação alia preocupações ambientais, contribuindo ao nível da mobilidade suave, com a promoção da saúde, disseminando o mainstreaming da seleção da bicicleta não apenas como hábito de lazer salutogénico, mas também como instrumento de trabalho. Transversalmente à candidatura, prevemos mobilizar recursos para o desenvolvimento de uma cooperativa que promova o empreendedorismo de base comunitária como mecanismo impulsionador do crescimento económico e social sustentado, através da criação de emprego com condições de trabalho justas, e do apoio às necessidade locais das empresas e população. (https://www.publico.pt/2020/07/09/p3/noticia/estafetas-querem-deixar-apenas-numero-serao-cooperativas-futuro-portugal-1923665)

Impactos
Nº de Pessoas envolvidas com o projeto "criação de uma cooperativa de estafetas"
53
pessoas 4 reuniões online e 2 presenciais

A ideia de criar uma cooperativa surgiu durante a pandemia, como resposta de cidadãos lisboetas preocupados com alternativas para o trabalho justo diante da disseminação de plataformas uberizadas.

Meta
8 8
Proteger os direitos dos trabalhadores e promover ambientes de trabalho seguros
Nº de Parceiros Mobilizados
45
pessoas por ano

Para que a Coobi fosse viabilizada, foram necessárias diversas reuniões com potenciais parceiros, clientes, fornecedores, stakeholders, objetivando de sensibilizar e divulgar o serviço a ser prestado.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
N. de Jovens Sensibilizados
20
pessoas por ano

A pandemia aumentou o desemprego juvenil. Neste sentido, promovemos palestras de sensibilização com a temática do mundo do trabalho, cooperativismo e uberização com jovens em situação de pobreza.

Meta
8 b
Desenvolver uma estratégia global para o emprego dos jovens
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
A enraizar