comUN1DAde
#Lisboa
#Associação
#Comunidade
#Participação
#Sustentabilidade
#Capacitação
Este Projeto nasce da vontade do Grupo Comunitário da Flamenga (GCF) em complementar a sua intervenção com meios para acionar respostas inovadoras e auto-sustentáveis às questões identificadas por residentes num Diagnóstico Participativo (DP). Face aos desafios socioeconómicos, ambientais,culturais e urbanísticos elencados, surgiram no DP propostas para ampliar a ação do GCF nestas áreas e gerar melhorias efetivas no Bem-Estar da Comunidade. É um Projeto co-gerido pelo GCF, de natureza participativa e integrada, que visa garantir a Sustentabilidade sistémica do território, numa lógica democrática bottom-up e com parcerias consolidadas, o que potenciará a sua continuação findo o Programa. As várias atividades interligam-se e complementam-se, contando com mediadores (at. 1,2,3) para fomentar as várias dinâmicas comunitárias, nas áreas de: formação, empregabilidade e empreendedorismo solidário,integração sociocultural, sustentabilidade ambiental, saúde comunitária e requalificação urbana.
Impactos
- Nº de Pessoas e Grupos Capacitados
- 49pessoas por ano
Sessões de Conhecimentos Partilhados e sessões de capacitação e formação Participativas, envolvendo Pessoas e Grupos da Comunidade, partilhando Conhecimentos, algumas realizadas no espaço público.
Meta10 ● 2Promover a inclusão social, económica e política universal - Nº de Pessoas e Grupos Sensibilizados para uma Economia Alternativa e ecologicamente Sustentável
- 253pessoas por ano
Realização de uma Feira Franca da Lavra, com mobilização e valorização da Economia Local, com utilização de uma Moeda Local ("UN1") e Sessões de Conhecimentos Partilhados, partindo e tendo como base as Hortas da Comunidade.
Meta4 ● 7Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Informações do projeto
- Promotor:
- Associação
- Nº pessoas alcançadas:
- 100 – 500
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação