Centro Ambiental da Pena
#Loulé
#Administração regional
#sensibilização ambiental
#Centro ambiental
#Rocha da Pena
#Serra Caldeirão
O Centro Ambiental (CA) é constituído por dois pólos: o Centro Ambiental da Pena (CAP), em funcionamento desde 1992 numa antiga Escola Primária da aldeia da Pena (freguesia de Salir, na Beira Serra) e o Centro Ambiental de Loulé (CAL), inaugurado em 2013, no Parque Municipal da cidade.
O CA nasceu fruto de uma parceria estratégica entre a Associação Almargem e a Câmara Municipal de Loulé, ambicionando responder às necessidades locais em termos de educação e sensibilização ambiental, desenvolvimento integrado, promoção e valorização do património cultural e ambiental da região.
O CAP, dada a sua localização e as próprias características do espaço, privilegia o contacto com o mundo rural e natural, com a pequena povoação de hábitos rurais e a proximidade à Rocha da Pena, uma Paisagem Protegida Local. Aqui existe ainda um espaço amplo dedicado à horta biológica e aromáticas, um charco que possibilita a vida a pequenos peixes e anfíbios assim como uma grande diversidade de plantas e insetos e um jardim pedagógico, com canteiros temáticos. O CAL, por seu turno, está no coração da cidade de Loulé, um contexto urbano, completamente diferente da CAP. Trata-se de um centro mais próximo da população e inserido no Parque Municipal que permite uma abordagem pedagógica virada para a interpretação da flora ornamental e silvestre.
Informações do projeto
- Promotor:
- Administração regional
- Nº pessoas alcançadas:
- ≥ 10000
- Estado de desenvolvimento:
- Em semente