CCC - Comunidades Criativas de Cascais, Associação Cultural e Artística
É uma Associação alicerçada nos princípios da: Economia Circular, Sustentabilidade, Impacto Social.
Surgiu numa altura ainda de pandemia, a partir de um movimento colaborativo entre Associações (Moradores, Juvenis e ONGD) do Município, que permitiram criar núcleos de produção onde se trabalham os conceitos de "upcycling” e economia circular, através do reaproveitamento de materiais considerados desperdício, pelo tecido empresarial do concelho.
Atualmente, criamos produtos únicos, respondendo às necessidades específicas de Organizações e clientes particulares. A venda dos produtos criados e os workshops que realizamos permitem apoiar a sustentabilidade do projeto, nomeadamente a manutenção e criação de postos de trabalho na área da costura.
- Formação de pessoas desempregadas na área da costura e empreendedorismo social
- 15pessoas por ano
Área costura: aprendizagem de técnicas de modelagem, prototipagem, utilização máquinas costura. Empreendedorismo social: técnicas de venda, como montar e gerir um negócio social, plano de negócios.
Meta4 ● 4Aumentar o número de pessoas com as habilitações relevantes para o sucesso - Redução do desperdício de lonas de PVC (outdoors publicitários) e textêis
- 3toneladas por ano
Redução pegada ambiental de empresas através do reaproveitamento de materiais por elas considerados desperdício, transformando-os em novos produtos, prolongando o tempo de vida e valor dos materiais.
Meta12 ● 5Reduzir significativamente a produção de resíduos - Parcerias para o Impacto - empresas
- 27Empresas
Desenvolvimento de parcerias estratégicas ao nível concelhio e inter-concelhio que permitem obter matéria-prima para desenvolver produtos baseados em técnicas de upcycling e de economia circular.
Meta17 ● 17Promover parcerias efetivas - Parcerias para o impacto - comunidade
- 10pessoas semanalmente
A dinâmica do projeto e valores em que assenta, permitiram o envolvimento da comunidade que espontaneamente fornece materiais que iriam depositar no lixo (embalagem de cafés, arroz e ração; tecidos).
Meta17 ● 17Promover parcerias efetivas - Impacto das Parcerias nas organizações locais
- 50unidades por ano
Os produtos criados com base nas técnicas de upcycling, permitem suprimir necessidades de organizações (creches) passando a adquirir material ao projeto (babetes), apoiando a sua sustentabilidade.
Meta12 ● 5Reduzir significativamente a produção de resíduos - Workshops de upcycling - Comunidade
- 50pessoas por ano
Transformação de peças de roupa trazidas pela comunidade, o que permite seguir a lógica de economia circular ao mesmo tempo educando para a sustentabilidade e preservação dos materiais.
Meta12 ● 8Promover um entendimento global para estilos de vida sustentável - Criação de Emprego
- 1pessoas por ano
Criação de um posto de trabalho em regime de prestação de serviços.
Meta8 ● 5Pleno emprego e trabalho decente com remuneração igual - Impacto social e ambiental no tecido empresarial - circularidade do desperdício
- 3empresas por ano
Reutilização dos materiais considerados desperdício pelas empresas, criando novos produtos de merchandising para as mesmas, proporcionando uma maior consciencialização para as questões ambientais.
Meta13 ● 3Educação da população para as alterações climáticas
- Promotor:
- Outro
- Nº pessoas alcançadas:
- 100 – 500
- Estado de desenvolvimento:
- A enraizar