Balneário/WC Comunitário
#Águeda
#IPSS
Em Águeda existem comunidades a viver sem condições de habitabilidade, salubridade e higiene, sendo pertinente intervir de forma a atenuar algumas das necessidades básicas. A higiene é um indiciador importante de desigualdades nas comunidades ciganas. Com este projeto pretende-se criar hábitos de higiene regulares, contribuindo para a melhoria significativa da qualidade de vida da comunidade de etnia cigana onde iremos intervir e promover, deste modo, a sua integração social dos mesmos. Um dos objetivos específicos consiste na instalação de um balneário. Através deste equipamento iremos proporcionar a melhoria das condições de higiene desta comunidade, uma vez que terão acesso a duches com água quente, casas-de-banho e uma máquina de lavar roupa. Por outro lado, pretendemos capacitar os indivíduos abrangidos para a sua autonomização nos cuidados de higiene e correta utilização do equipamento, através da dinamização de ações de sensibilização e campanhas de sensibilização, com intuito de permitir adquirir competências ou valorização das que detêm. Os temas serão relacionados com cuidados de saúde, de higiene oral e corporal, adoção de estilos de vida saudáveis, utilização de equipamentos entre outros.
Impactos
- Colocação de um balneário
- 34pessoas por ano
O projeto teve como objetivo a colocação de um balneário/WC Comunitário, apoiando assim 8 famílias de etnia cigana com condições precárias de higiene.
Meta10 ● 2Promover a inclusão social, económica e política universal - Famílias que assistiram a ações de sensibilização
- 34pessoas por ano
Este projeto também promoveu a dinamização de ações de sensibilização sobre temáticas variadas de higiene pessoal, cuidados básicos de saúde, higiene habitacional, entre outros.
Meta3 ● 3Erradicação de doenças transmissíveis
Informações do projeto
- Promotor:
- IPSS
- Nº pessoas alcançadas:
- 25 – 100
- Estado de desenvolvimento:
- Em frutificação