Árvore dos Afetos

#Viana do Castelo #Instituição de ensino #Afetos #Socioemocionais #Saúde Psicológica
"Árvore dos Afetos" é um programa desenvolvido no âmbito do PNPSE que visa a promoção do sucesso e inclusão educativos. Integra formalmente 4 eixos de intervenção: alunos, escola, família e comunidade, no qual são desenvolvidas diversas atividades junto dos diferentes público-alvo (alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos e famílias). Como objetivo geral, este almeja promover a capacitação no domínio do desenvolvimento socioemocional de todos os intervenientes da comunidade escolar, particularmente os alunos, visando dessa forma um contexto educativo e familiar facilitador de crescimento pessoal, relacional e académico. Especificamente, este contempla os seguintes eixos de ação: Prevenção e promoção das competências socioemocionais; Acolhimento de apoio psicossocial para alunos provindos do estrangeiro (SER sem Fronteiras); Apoio psicológico e psicopedagógico individual que permitiu dar resposta a dificuldades de funcionamento adaptativo, doença psicológica e desajustamento académico, contribuindo para o maior bem-estar social e emocional dos alunos; Capacitação dos agentes educativos formais e informais sobre a aprendizagem socioemocional, desenvolvimento pessoal e práticas educativas, incitando-se às parcerias colaborativas entre os vários educadores nos diferentes contextos da vida do aluno. Ainda, a promoção de atividades de motivação aos docentes, implementação e desenvolvimento de um estudo observacional e várias ações destinadas à literacia em saúde psicológica.
Impactos
Nº de alunos intervencionados
930
pessoas por ano

Neste impacto leva-se em consideração todos os alunos do Agrupamento, uma vez que ao longo dos vários anos do projeto já foram realizadas sessões de grupo com mais de 40 turmas e apoio psicológico direto individual a variados alunos, alunos integrados no Ser sem Fronteiras.

Meta
4 5
Eliminar toda a discriminação na educação
Nº de profissionais intervencionados
150
pessoas por ano

Inclui-se profissionais docentes e não docentes integrados na formação profissional, gabinete de apoio ao profissional e monitorização de saúde ocupacional.

Meta
16 6
Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes
Nº de Famílias intervencionadas
100
pessoas por ano

Inclui-se todos os contatos individuais com Encarregados de Educação, assim como os participantes nas ações de formação e workshops temáticos realizados.

Meta
10 3
Assegurar a igualdade de oportunidades e o fim da discriminação
Índice de colaborações com parceiros locais e nacionais
20
entidades por ano

Incluem-se todas as parcerias com entidades locais externas, instituições e/ou serviços da região ou de contexto nacional (ex: Ordem Nacional dos Psicólogos)

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
Informações do projeto
Rede social:
https://aeb.edu.pt/
Promotor:
Instituição de ensino
Nº pessoas alcançadas:
500 – 5000
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação